15 de novembro de 2012

9º ano / 4º bimestre – AULA 4 “Brasil Atual”


Última aula do ano galera!!!

Na AULA1 falamos sobre como o Brasil finalmente se livrou do governo dos militares e voltou a ser uma democracia. Nesta aula veremos quem foram nossos governos a partir de então, preparados?

Bom, em 1989 aconteceram as primeiras eleições para presidente do Brasil. A disputa foi decidida no segundo turno entre Fernando Collor de Mello e Luiz Inácio Lula da Silva. Collor sabia muito bem como usar os meios de comunicação para sua campanha: apresentava-se como um homem jovem que queria moralizar e modernizar o país. O lema de sua campanha era “CAÇA AOS MARAJÁS” (marajás eram os funcionários públicos que ganhavam altos salários enquanto grande parte da população brasileira vivia na miséria). Lula era sindicalista, e suas propostas eram revolucionárias como Reforma Agrária, Reformas Sociais, entre outras.

Collor venceu as eleições, e a primeira medida de seu governo foi a implantação do PLANO COLLOR – esse plano confiscava todo o dinheiro que estivesse depositado nos bancos, numa tentativa de reduzir a circulação e acabar com a inflação. Realmente a inflação diminuiu, mas voltou meses depois. E é claro: a galera ficou com raiva do cara! Pra piorar a situação, em 1991 começaram a surgir denúncias de corrupção, e em 1992 os jovens brasileiros foram às ruas protestar: as denúncias se confirmaram e todos exigiam o IMPEACHMENT (impedimento) do presidente. Collor renunciou, e seu vice Itamar Franco assumiu o governo até o fim do mandato.

Durante o governo de Itamar Franco algumas medidas foram tomadas principalmente para tentar resolver aquele velho problema: a inflação. Em 1994, último ano do mandato, foi implantado no Brasil o PLANO REAL – esse plano criou uma nova moeda, o real que usamos até hoje, fixou medidas para reduzir as despesas públicas. Deu certo!

Aliás, deu tão certo que o cara que criou o Plano Real, o Fernando Henrique Cardoso, se candidatou e venceu as eleições para presidência da República. FHC foi o primeiro presidente a ser reeleito – governou por 8 anos e durante seu governo conseguiu estabilizar a economia do país.

Nas eleições de 2002, finalmente Luiz Inácio Lula da Silva entra pra história como primeiro presidente de origem operária no Brasil. Ele também foi reeleito e ficou no governo por 8 anos. Durante seus dois mandatos, equilibrou a situação social do Brasil com o PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA – esse programa transfere renda do governo federal para famílias em situação de pobreza, através de um benefício mensal. Muitos criticam esse programa por achar assistencialista e não resolver o problema na sua origem, que seria a falta de educação e outras condições básicas de vida digna. O governo de Lula ainda enfrentou graves denúncias de corrupção, que ficaram conhecidas como MENSALÃO. Essas denúncias ainda estão sendo julgadas, e as condenações dos responsáveis ainda estão sendo definidas.

Ao fim do governo Lula, nas eleições de 2010, mais uma vez um acontecimento de destaque para nossa história: é eleita a primeira mulher para a presidência do Brasil – Dilma Rouseff. Mas essa é uma outra história, que fica pra um novo encontro, em algum dia de nossas vidas...

Foi um prazer aprender com vocês durante este ano: desejo a todos muito sucesso, saúde e felicidade – Vamos continuar escrevendo esta HISTÓRIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...