15 de novembro de 2012

6º ano / 4º bimestre – AULA 2 “Migrações Bárbaras e Cristianismo”


Olá queridos, vamos ver como acabou o maior império de todos os tempos!

A crise do século III levou o Império Romano a um processo de RURALIZAÇÃO – quando as pessoas saem das cidades para ir morar nos campos. Além disso, quanto mais o império crescia, mais difícil era de administrar.

O imperador Diocleciano até tentou fazer umas reformas, mas não deu certo: ele acabou desistindo do trono e a luta pelo poder levou ao governo de um cara chamado Constantino.

Constantino queria manter o império unido para poder governar melhor. Então, em 313 ele deu liberdade religiosa para todos os habitantes do império, tipo pra ser popular mesmo. O nome dessa lei é Edito de Milão.

Apesar de todos os esforços, o império continuava a ser invadido por bárbaros. Alguns desse nem eram tão violentos e até passaram a fazer parte do exército. Diz a lenda, que o Rei Arthur era filho de uma bárbara com um romano, e na verdade nem era rei, era general do exército, mas era tão querido que era considerado rei. Pra vocês verem como os bárbaros já estavam infiltrados no território romano!

No final do século IV, o Cristianismo se torna a religião oficial do império. Por que será?

Vamos pensar um pouco: antes de toda essa confusão, os habitantes do Império Romano eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. Quando Jesus nasceu, ele passou a ser perseguido pelos imperadores romanos que achavam que ele queria tomar o poder. Não tem como a gente provar que Jesus existiu ou que era filho de Deus mesmo. Mas, o que sabemos, é que realmente tinha uma galera que acreditava no cara. Quando a crise começou, a maior dificuldade dos imperadores era unir o império, porque era muito grande. Então eles pensaram: se todo mundo tiver a mesma religião e acreditar no mesmo Deus, o império tem uma chance de se unir. Foi o que fizeram: obrigaram a galera a se converter ao Cristianismo (religião MONOTEÍTAS, que acredita em um só Deus e que Jesus Cristo é filho de Deus, por isso o nome Cristianismo). Lembrando que o Cristianismo é uma religião, ou seja, existem várias igrejas que dessa mesma religião: Assembléias, Adventista, Batista, etc..

Mas a primeira Igreja cristã do planeta foi a Igreja Católica. Lembrando que a palavra CATÓLICA significa UNIVERSAL, porque era a única igreja que existia na época. No ano que vem vocês vão estudar como surgiram as outras igrejas cristãs que conhecemos hoje.

É importante ressaltar que a partir de então, toda a organização política passou a acontecer em função de Jesus Cristo. Por exemplo: nós estamos no a o de 2012, por que? Porque faz 2012 anos que Jesus Cristo nasceu. Entenderam?

Enfim, tornar o Cristianismo a religião oficial do Império não adiantou muito. Em 395 o imperador Teodósio dividiu o império em 2 pedaços para tentar governar melhor. De um lado era o Império Romano do OCIDENTE com capital em Roma e depois em Milão; de outro lado o Império Romano do ORIENTE com capital na cidade de Bizâncio, que passou a se chamar Constantinopla e hoje se chama Istambul.

Na próxima aula vamos falar sobre o Império Romano do Oriente, também conhecido como Império Bizantino. Espero vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...