15 de novembro de 2012

6º ano / 4º bimestre – AULA 1 “Crise no Império Romano”


E aí, minha gente!

Nesta aula vamos ver como o maior Império de todos os tempos deixou de existir, preparado?

Como vimos no bimestre passado, o Império Romano ocupava um grande espaço: incluía a maior parte da Europa, o norte da África e um pedaço da Ásia. Grande parte dos trabalhadores do império era de escravos, e quem eram esses escravos? Eram os prisioneiros de guerra! Toda vez que havia um conflito e uma nova conquista de território, ao invés de matar todo mundo, os perdedores eram obrigados a trabalhar para os romanos como escravos.

Mas, como já dizia nosso querido Homem Aranha: “Grandes poderes exigem grandes responsabilidades”. Imagina: se você tivesse só um lápis de escrever, todo velho, você teria medo de esquecê-lo em cima da mesa durante o intervalo? Não, né – já está velho mesmo. Agora, se você tivesse um super mega estojo cheio de canetas coloridas e caras, você ficaria preocupado de esquecê-lo aberto em cima da mesa? Claro que sim! Quando mais coisa a gente tem, quanto mais poder, mas cuidado a gente tem que tomar, e mais responsabilidade temos que ter. Foi isso que aconteceu com o Império Romano: eles cresceram tanto, que começou a ficar difícil de governar.

Por volta do século, a crise começou a se manifestar. Dentro do Império já havia mais guerras, porque as guerras só aconteciam nas fronteiras em busca de mais territórios. Como não tinha guerra, também não tinha escravo. E como não tinha escravo, não tinha quem trabalhasse. E como não tinha quem trabalhasse, começou a faltar alimentos. Os imperadores, então, decidiram aumentar os impostos para tentar resolver o problema da crise. Os habitantes do império não gostaram nada dessa história. E muitas pessoas passaram a sair das cidades para ir morar nos campos, onde os impostos eram menores.

Ao mesmo tempo, povos que não pertenciam ao Império Romano começaram a invadir o império. Como as fronteiras eram muito grandes, faltavam soldados do exército para defender o território. Esses povos eram chamados pelos romanos de Bárbaros, querendo indicar que eram muito violentos. Mas os Bárbaros não eram um povo apenas, eram vários. Entre esses povos temos os Germanos, os Wikins, e muitos outros.

A população do império, com medo dos bárbaros, passou a construir grandes muralhas de pedra ao redor de suas propriedades, e grandes fortificações também de pedra, que ficaram conhecidas como castelos. Quem não tinha condições de construir fortificações, pedia proteção aos donos destas, e em troca trabalhavam de graça, como servos.

Como vocês perceberam, o Império Romano estava cheio de problemas. Na próxima aula veremos como esses problemas conduziram o império para uma divisão e para o seu fim. Até lá!

6 comentários:

  1. eu perdir meu livro mais nem consigo achar o imperio romano vai ter prova hoje e eu esto ferrada

    ResponderExcluir
  2. nossa da pra aprender varias coisa com essa explicação adorei esse saite parabéns para que criou esse saite adorei parabéns 1000 vezes vou falar para meus amigos

    ResponderExcluir

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...