15 de novembro de 2012

9º ano / 4º bimestre – AULA 1 “Redemocratização do Brasil”


E aí galera, vamos ver como conseguimos nos livrar do governo dos militares e voltar a ter o direito de escolher nossos governantes... Preparados?

Como vimos no bimestre passado, os militares assumiram o governo do Brasil em 1964 alegando que iriam nos proteger do Comunismo e nos livrar da inflação. No início, a população brasileira até achava que daria certo, mas conforme o tempo passando, os militares governavam de forma cada vez mais rígida, e tudo e todos se transformaram em ameaças. A democracia – poder do povo – foi substituída por uma ditadura que ameaçava e amedrontava a população.

Em 1974, o general Ernesto Geisel assumiu a presidência da República, e prometeu conduzir nosso país de volta à democracia. Os descontentamentos com a ditadura e as denúncias de torturas e assassinatos faziam com que o Regime Militar se sentisse acuado, mas a democracia ainda demorou 10 anos pra voltar.

A população brasileira começou, então, a se organizar em grupos como sindicatos e associações. Essa organização e os crescentes problemas econômicos do Brasil fizeram com que aos poucos o governo dos militares fosse enfraquecendo.

Em 1979, foi decretada a Lei da Anistia, que permitiu que toda a galera que tinha sido expulsa do Brasil por fazer oposição ao governo, voltasse pra cá. E no início dos anos de 1980 começou a tomar um movimento que ficou conhecido como Diretas Já – as pessoas iam às ruas protestar e exigir o voto direto, ou seja, sem intermediação dos militares.

Em 1985 as eleições aconteceram, mas a população ainda não pôde votar. O que houve de diferente então? Os militares escolheram para a presidência um cara que não era militar: Tancredo Neves. O país respirou aliviado! Infelizmente Tancredo faleceu antes de assumir o governo. Quem assumiu em seu lugar foi o próprio vice: José Sarney (que hoje é senador e também presidente do senado).

Durante seu governo Sarney enfrentou aquele velho problema: a inflação. Para tentar acabar com ela, ele criou o Plano Cruzado: esse plano estabeleceu o congelamento dos preços dos produtos e o reajuste do salário mínimo. Não deu muito certo...

Apesar desses problemas econômicos, Sarney fez umas coisas legais: arrumou a legislação trabalhista e é claro a Legislação Eleitoral – a partir de 1988 a população brasileira teve de volta o direito de escolher livremente seus governantes, o que aconteceu em 1989, pela primeira vez após o Regime Militar. Voltaremos a falar disso na AULA 4.

Por enquanto, vamos ver o que estava acontecendo no mundo enquanto tudo isso estava acontecendo no Brasil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...