15 de novembro de 2012

9º ano / 4º bimestre – AULA 3 “A Influência dos EUA e a Globalização”


Vamos nessa: vocês já devem ter ouvido falar em Globalização nas aulas de Geografia, né? Então agora nós só vamos relembrar algumas coisas, ok?

Quando a União Soviética deixou de existir, e a Guerra Fria acabou, Os Estados Unidos passaram a ser considerados uma potência mundial, e influenciar em todos os países do globo. Esse poder dos Estados Unidos não apareceu de uma hora pra outra: desde a 1ª Guerra Mundial, em 1914, eles já tinham a intenção de se garantir economicamente – fizeram empréstimos e ‘ajudaram’ os países envolvidos na guerra a se recuperar. Na 2ª Guerra, ele entraram com força quando sua base em Pearl Harbor foi atacada pelos japoneses, mas nenhum conflito aconteceu em seu território, ou seja: sua economia estava relativamente protegida. Durante a Guerra Fria, eles gastaram bastante com armas e com a corrida espacial, mas por serem capitalistas, tinham sempre os lucros de suas empresas multinacionais direcionados para sua economia. Todo esse PODER ECONÔMICO tornou o dólar uma moeda internacional, aceita em vários países até hoje.

Outro destaque para a influência dos EA no planeta é o PODER MILITAR – eles são donos de um exército poderoso e do maior arsenal nuclear e espacial do mundo.

Além de tudo isso ainda tem o PODER CULTURAL E CIENTÍFICO – O inglês é a língua internacional, os filmes estadunidenses fazem sucesso em quase todos os países e eles ainda investem muita grana em pesquisa e tecnologia, como na área de informática, comunicação, medicina, entre outras.

Todo esse poder provocou uma influência em todos os países do mundo. Essa influência é muito positiva em certo sentido, uma vez que, favorecidos pela globalização – que é a integração dos países, conseguimos compartilhar novas descobertas da ciência e até novas formas de relacionamento humano. É por causa da globalização que hoje podemos denunciar crimes como tráfico de pessoas, tráfico de drogas, trabalho escravo, preconceitos...

O problema é que a influência dos EUA se estende no campo político, intervindo inclusive no governo de outros países. Em 1991, por exemplo, o presidente dos EUA George Bush (o pai), declarou guerra contra o Iraque alegando que o então ditador Saddam Hussein havia invadido o Kuwait. Em 2003, durante o governo de George W. Bush (o filho), novamente o Iraque foi invadido pelos estadunidenses que alegavam que eles estavam escondendo armas nucleares (o que nunca se confirmou!).. O ditador Saddam Hussein foi enforcado publicamente, essa cena rodou o mundo todo – globalização!

Todo esse domínio dos EUA e do sistema Capitalista, com sua busca por lucro custe o que custar, gerou no início do século XX um movimento conhecido como Fundamentalismo Islâmico, que tem por objetivo maior buscar soluções PRÓPRIAS para os problemas nacionais, com base em suas tradições, sem intervenção do modelo de vida ocidental.

Mas esse fundamentalismo tem combatido o modelo capitalista através do terrorismo. O principal símbolo desse ataque aconteceu em 11 de setembro de 2001, quando vários aviões foram lançados contra símbolos do Capitalismo estadunidense, a exemplo do edifício conhecido como “Torres Gêmeas”.

Esses atentados têm levado o planeta a refletir sobre a forma como estamos vivendo: estamos respeitando as diferentes culturas que existem em cada país, ou estamos tentando impor um modelo de vida que só busca o lucro independente do sofrimento do próximo?

Essa é para refletir... E na próxima aula falaremos novamente do Brasil... Espero vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...