15 de novembro de 2012

9º ano / 4º bimestre – AULA 2 “O Fim da URSS”


Vamos nessa, minha gente, como será que acabou aquele assunto do bimestre passo, a Guerra Fria?

Relembrando: a Guerra Fria foi um conflito não-armado entre os EUA e a URSS. Eles se ameaçavam e faziam propaganda de seus modelos econômicos: os EUA queria que todos se tornassem capitalistas, e a URSS queria que todos se tornassem Socialistas. Bem, hoje não existe mais esse lugar chamado União Soviética, e os Estados Unidos são um país muito importante. Isso quer dizer que os Esta Unidos venceram? Ou que a União Soviética é que perdeu? É a mesma coisa?

Vamos lá: a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS, tinha um território com pouco mais de 22 milhões de quilômetros quadrados, e abrigava mais de 120 nacionalidades. Ela deixou de existir em 1991, e agora nós vamos entender porquê.

Com toda essa galera junta e misturada, a chance dessa união dar certo era muito pequena mesmo. O maior país da URSS era a Rússia, e os russo tinham um sério preconceito com as outras nacionalidades. Isso já criava um mal-estar tremendo!

Além disso, a principal área de crescimento econômico da URSS era a indústria bélica – ARMAS. Durante muito tempo a produção de alimentos e roupas ficou super baixa, porque o governo estava preocupado em investir na corrida espacial e em armamento para ameaçar os EUA. Essa situação fez com que grande parte da população vivesse muito próximo da pobreza, chegando a passar fome.

Para tentar resolver isso, um cara chamado Mikhail Gorbatchev, que era Secretário Geral do Partido Comunista, criou umas reformas econômicas e políticas para tentar amenizar os problemas da URSS. Uma dessas reformas ficou conhecida como PERESTROIKA - dava liberdade de ação às empresas, além de conceder empréstimos. A outra ficou conhecida como GLASNOST – que permitiu a realização de eleições, liberdade de imprensa e debates públicos sobre o governo.

Mas nem todo mundo curtiu as idéias do Gorbatchev: muita gente achava que eles estava tentando transformar a URSS em uma região capitalistas, e fizeram protestos. O principal protesto aconteceu na Rússia em 1991, quando tentaram tirar o presidente Boris Yeltsin do poder. Não deu certo: o cara ficou, mas fez um acordo com os outros países e anunciaram o fim da União Soviética em dezembro de 1991.

Foi o fim da Guerra Fria e também o fim do Socialismo no Leste Europeu. A Alemanha já tinha arrebentado o Muro de Berlim em 1989, o que já indicava a vitória do Capitalismo naquele país. A galera do entorno seguiu o exemplo> aos poucos, os países foram se infiltrando no modelo capitalista e dando força a um movimento que hoje chamamos de GLOBALIZAÇÃO.

Vamos falar mais sobre isso?

Um comentário:

  1. ah, eu adoro esse tema :D, obrigado Joice, vc foi a melhor professora que eu ja tive. sdds T-T

    ResponderExcluir

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...