15 de novembro de 2012

8º ano / 4º bimestre – AULA 4 “Proclamação da República”


Última aula ano queridos! Vamos ver como o Brasil passou a ser uma República e expulsou de uma vez por todas a Família Real Portuguesa do Brasil...

A idéia de transformar o Brasil em República já era bem antiga. Desde o 2º bimestre que nós conversamos sobre um grupo de políticos brasileiros conhecidos como republicanos, lembram? Mas no final do século XIX esse grupo ganhou força com a insatisfação dos cafeicultores, que agora eram a elite econômica do país.

Durante o governo de D. Pedro II, o exército brasileiro ficou meio de lado na política brasileira. Eles tinham salários baixos, eram obrigados a ter uma rígida disciplina, e era muito difícil ser promovido na carreira. Além disso, em 1865, Uruguai, Brasil e Argentina formaram a Tríplice Aliança com o objetivo de aniquilar as tropas paraguaias que queriam saídas marítimas para escoar sua produção industrial. Os produtos paraguaios tinham que atravessar a região da Bacia do rio da Prata, que abrangia possessões territoriais do Brasil, Uruguai e Argentina.

Apesar de nos sairmos vitoriosos no conflito, o exército brasileiro não recebeu a recompensa e a importância que esperava pela atuação na guerra. A partir de 1880, uma série de conflitos entre D. Pedro II e oficiais do exército enfraqueceram o governo imperial.

Foi então que reuniões conspirativas entre militares e a elite republicana organizaram um golpe: na manhã do dia 15 de novembro de 1889, o Marechal do exército Deodoro da Fonseca marchou com suas tropas para a sede do governo, que foi obrigado a renunciar. O Brasil passou então a escolher seus governantes, como fazemos até hoje.

Como vocês devem ter observado, a população brasileira pouco participou da Proclamação da República, que foi liderada pelo exército e pela elite da época. Mas essa é uma outra história, que fica pro ano vem... Foi um prazer aprender com vocês durante este ano – Que venham novos episódios para nossa HISTÓRIA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...