15 de novembro de 2012

8º ano / 4º bimestre – AULA 3 “Transformações no Brasil em fins do século XIX”


E aí queridos, mais uma aulinha!

Como vimos na aula passada, os escravos estavam saindo de cena no Brasil em fins do século XIX. Mas quem é que vai trabalhar no lugar desses caras?

Bom, a partir de 1850, os países da Europa passaram por muitas dificuldades: guerras de unificação, secas, exploração industrial... Uma das saídas colocadas pelos governos desses países para essa população européia empobrecida era o trabalho na América.

O sonho de conseguir um bom emprego, de cultivar o próprio pedaço de terra e assegurar aos filhos um futuro melhor fizeram com que 4 milhões de imigrantes (quem chega) viessem para o Brasil nesse período. Com aquele problema da libertação dos escravos, o próprio governo brasileiro incentivava a vinda desses imigrantes pra cá.

Os imigrantes eram contratados pelo sistema de parceria: o fazendeiro pagava a viagem e sustentava o imigrante e sua família até a primeira colheita de café. Após a venda do café, o imigrante entregava ao fazendeiro metade do que havia produzido mais uma parcela correspondente à dívida da viagem e do sustento dados inicialmente. Coitados! Não sobrava nada pra eles!

Não demorou muito pra esses imigrantes, também chamados de colonos, começarem a reclamar dessa situação. Em muitas fazendas aconteceram até revoltas organizadas!

Na década de 1970, muita gente no mundo inteiro e aqui no Brasil também, começou a lutar pelo fim da escravidão. Isso fortaleceu o interesse do Brasil nos imigrantes. Foi lançado, então, um programa de imigração, subsidiado (pago) pelo governo brasileiro: a Imigração Subvencionada. De acordo com esse programa, o governo ficava encarregado de divulgar a imigração em países da Europa e pagar a viagem dos imigrantes e suas famílias, que receberiam um salário para trabalhar.

Aparentemente estava tudo se acertando, mas essa confusão em relação à libertação dos escravos estava deixando os cafeicultores cada vez mais insatisfeitos com o governo de D. Pedro II. Ele também pra ajudar, ainda se enfia numa guerra contra o Paraguai, enchendo o Brasil de dívidas...

Na próxima aula veremos que toda essa confusão deixou D. Pedro II muito mal visto no Brasil, e isso irá causar uma das maiores transformações de nossa história: a Proclamação da República! Vamos ver como foi?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...