15 de novembro de 2012

8º ano / 4º bimestre – AULA 1 “Economia Cafeeira”


Olá minha gente!

Vamos estudar sobre a economia do Brasil em meados do século XIX, preparados?

Antes de começarmos, vamos relembrar: quando os portugueses chegaram aqui, a primeira riqueza que eles exploraram foi o Pau-Brasil. Quando o Pau-Brasil acabou, eles começaram a explorar a cana-de-açúcar. Quando a cana-de-açúcar acabou eles começaram a explorar o ouro. E quando o ouro acabou eles começaram a explorar o café.

É interessante notar que essas riquezas não eram as únicas a serem exploradas. Elas eram as principais. Hoje por exemplo, o Brasil explora bastante a soja, mas não se produz apenas soja no nosso país, não é mesmo?

Enfim, continuando... No século XIX, o principal produto de exportação no Brasil era o café. Lembrando: exportação é quando a gente vende pra outro país. As plantações de café ocupavam principalmente a região que hoje chamamos de Vale do Paraíba, que é a região que moramos. Vale é toda a parte plana que fica perto de um rio. No nosso caso, o nome do rio que moramos perto é Paraíba do Sul, por isso Vale do Paraíba. Essa região já era conhecida porque na época da exploração do ouro, era por aqui que passava a galera – o ouro encontrado em Minas era levado até o porto do Rio de Janeiro para ser levado para Portugal. Tipo, a gente estava bem no meio do caminho. Com o café foi a mesma coisa: através das estradas de ferro, o café produzido aqui era levado para o porto do Rio de Janeiro, entre outros, para ser vendido para outros países.

Quem trabalhava nessas plantações eram os escravos: pessoas compradas em países do continente africano, a maioria de pele negra, e vendidas como mercadoria aqui no Brasil para servir de mão-de-obra. Veremos mais sobre esse pessoal na aula 2.

A riqueza produzida pelo café atraiu muitos investidores externos, e a região Sudeste se desenvolveu bastante nessa época. Surgia assim uma nova elite: os barões do café. Com os recursos obtidos com as vendas, os cafeicultores introduziam inovações técnicas nas fazendas, investiam em indústrias, bancos e é claro: nas ferrovias.

Mas em meados do século XIX a situação mudou um pouco... Veremos porquê na AULA3. Por enquanto, vamos entender melhor a situação dos escravos no Brasil: segue a AULA 2!

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