15 de novembro de 2012

6º ano / 4º bimestre – AULA 4 “Islamismo”


Última aula do ano, minha gente! Vamos nessa...

Na aula passada vimos que o Império Bizantino foi tomado pelos turcos no século XV. Esse povo tinha costumes diferentes, e destes costumes podemos destacar sua religião. Aliás, essa religião passou a se espelhar bem antes do domínio turco pela região que hoje conhecemos como Oriente Médio: essa religião é o Islamismo.

A palavra islamismo vem do árabe islãm, que significa “submissão a Alá (deus)”. Sendo assim, o islamismo – assim como o Cristianismo – é uma religião monoteísta, ou seja, acredita em um só deus.

O islamismo foi em criado em 610 por um árabe mais conhecido como Maomé, e os seguidores do islamismo podem ser chamados de islâmicos ou de muçulmanos. Maomé nasceu na cidade de Meca, na península Arábica, por volta do século VI. Em sua tribo a religião praticada era politeísta. Mas Maomé era condutor de caravanas, por isso viajava bastante e conheceu várias culturas e religiões como o Cristianismo por exemplo.

Diz a lenda que, em 610, Maomé teve uma visão na qual lhe foi revelada a existência de um só deus. A partir daí, Maomé passou a divulgar sua visão criando uma nova religião, bem parecida como Cristianismo: o Islamismo.

O principal livro do islamismo chama-se Corão, palavra que significa “o que deve ser lido”. Nesse livro não estão escritas histórias mas sim mandamentos e normas de conduta que devem agradar a Alá (Deus) e melhorar a convivência.

Hoje o islamismo é a segunda religião com maior número de fiéis do planeta. No ano que vem vamos aprender como essa religião se espalhou e o que aconteceu com todos aqueles reinos que se formaram no Império Romano do Ocidente – vocês vão ver que tudo isso é uma coisa só!

Foi ótimo aprender com vocês neste ano! Ano que vem a gente volta com muito mais HISTÓRIA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...