15 de novembro de 2012

6º ano / 4º bimestre – AULA 3 “O Império Bizantino”


Vamos nessa galera: como será que ficou esse lado do Império hein?

Como vimos na outra aula, o Império Romano foi invadido por bárbaros e acabou se dividindo. Do lado do Ocidente as invasões continuaram após a divisão. Mas no lado Oriental as invasões pararam, principalmente porque a região não era fértil: não dava pra plantar e colher bastante porque o clima era seco e quente.

O Império Romano do Oriente era também conhecido por Império Bizantino por causa de sua capital, a cidade de Bizâncio, que passou a ser chamada de Constantinopla em homenagem ao imperador Constantino. Era um cidade lindíssima, que chegou a ter 1 milhão de habitantes.

No século V, no ano 476, o Império Romano do Ocidente deixou de existir, e se subdividiu em vários reinos de povos bárbaros. A partir daí, o Império Bizantino passou a ser a única lembrança daquele período de esplendor e poder. Por isso vários imperadores do Império Bizantino, como por exemplo um cara chamado Justiniano, tentaram reconquistar o Império Romano do Ocidente para tentar voltar ao que era antes da divisão. Queriam unir tudo de novo mesmo.

O Justiniano até criou umas leis, que ficaram conhecidas como o Código de Justiniano, mas não deu muito certo não.

No século VIII, trezentos anos depois da divisão do império, os imperadores bizantinos começaram a cismar com o jeito da Igreja Católica no lado Ocidental: não gostavam daquela idéia de acreditar em imagens de argila ou madeira como santas. A briga foi tão feia, que a Igreja Católica se dividiu também: do lado Ocidental ela ficou conhecida como Igreja Católica Apostólica Romana, e o líder é o papa e pode fazer imagens. No Império Bizantino, ficou conhecida como Igreja Católica Ortodoxa Grega (porque a cidade de Bizâncio tinha sido uma colônia da Grécia no passado), e o líder era o Imperador do Império Bizantino.

Esse acontecimento ficou conhecido como questão ICONOCLASTAS, que vem da palavra ÍCONE que quer dizer SÍMBOLO. E a divisão da Igreja Católica ficou conhecida como Cisma do Oriente.

É legal a gente saber também que como o território do Império Bizantino não era legal pra plantar, eles precisavam fazer alguma coisa pra sobreviver. Então eles passaram a se dedicar ao comércio, principalmente marítimo, porque a cidade de Constantinopla era cercada pelo mar Mediterrâneo. Para se dedicar a esse comércio, eles faziam artesanatos, dentre esses artesanatos podemos destacar os mosaicos, que eram figuras formadas por vários pedacinhos, sempre com formatos geométricos.

No século XV, 1000 anos depois da divisão, o Império Bizantino foi invadido por um outro povo: os turcos. Eles tinham outra religião, e a partir daí tudo mudou nessa região. É o que veremos na próxima aula!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...