23 de agosto de 2009

Revolução Inglesa

No final do século XV, a Inglaterra passou por uma guerra (Guerra das Duas Rosas) entre 2 famílias (Lancaster e York) que disputavam o trono. Por isso, o absolutismo inglês teve início com o rei Henrique VII, que tinha laços de parentesco com as duas famílias e recebeu apoio da burguesia. Ele foi o fundador da Dinastia TUDOR. No reinado de Elizabeth I (1558-1603) o país se desenvolveu muito, principalmente por causa do incentivo à expansão colonial inglesa (inclusive à pirataria). Mas com sua morte, não houve descendentes diretos, e seu rimo, Jaime I (que era rei da Escócia) se tornou rei, dando início à dinastia dos STUART.

Ao perceber que o absolutismo não interessava mais, a burguesia e a nobreza rural (gentry) passaram a questioná-lo. A Inglaterra no século XVII era uma monarquia absolutista, mas possuía um parlamento. Ou seja: o rei não podia tomar decisões sozinho como na França. O Parlamento era comporto pela Câmara dos Lordes (clero e nobreza - que detinham o poder político) e Câmara dos Comuns (nobreza rural (gentry), pequenos e médios proprietário rurais (yomen) e burguesia – que detinham o poder econômico). Só quem possuía propriedades poderia fazer parte do parlamento, logo, a maior parte da população (camponeses e trabalhadores urbanos) não poderiam influenciar nas decisões. Apesar do Parlamento, o rei detinha bastante poder: ele poderia convocar o parlamento quando quisesse, também comandava a Igreja Anglicana (lembra da reforma?) e as decisões militares.

Havia alguns conflitos entre o rei e o parlamento, até uma nova igreja foi criada: a presbiteriana ou puritana. Em 1628 os parlamentares aprovaram a PETIÇÃO DE DIREITOS, restringindo o poder do rei sobre os impostos e sobre o exército. O rei, Carlos I, não concordou e dissolveu o Parlamento, passando a governar com um Conselho Privado, que perseguia os opositores (que acabaram fugindo para a América).

Em 1640, Carlos I foi obrigado a convocar o Parlamento por causa de uma revolta escocesa. O Parlamento aproveitou a situação para aprovar uma lei que proibia o rei de dissolver o parlamento. Esses acontecimentos acabaram desencadeando a revolução.

A Revolução Inglesa pode ser dividida em 4 partes:

1ª FASE – Guerra Civil (1642-1648) -> Carlos I, irritado com a oposição parlamentar, mandou a guarda invadir o Parlamento e prender seus principais líderes. Estes, por sua vez, organizaram tropas para lutar contra as forças do rei, lideradas por Oliver Cromwell, que organizou um o New Model Army (novo modelo de exército), favorecendo o mérito e não o nascimento dos militares. Por isso muitos combatentes aderiram ao parlamento. O rei Carlos I foi preso e decapitado em 1649.

2ª FASE – Regime republicano (1649-1659) -> Após a morte do rei, Cromwell assumiu o poder como Lorde Protetor (protetorado). Ele unificou os territórios ingleses dando origem à Comunidade Britânica e favoreceu a marinha inglesa com o Ato de Navegação, derrotando os holandeses.

3ª FASE – Restauração Monárquica (1660-1688) -> Após a morte de Cromwell, seu filho Ricardo assumiu o poder, mas não tinha a mesma habilidade política que seu pai, ficando apenas 8 meses no poder. Foi deposto pelos chefes militares e o Parlamento achou melhor restaurar a dinastia Stuart com o rei Carlos II, que deveria se submeter ao parlamento. Depois de Carlos I, seu irmão Jaime II assumiu o poder, e tentou restabelecer o absolutismo, dando origem a novos conflitos.

4ª FASE – Revolução Gloriosa (1688-1689) -> Temendo a volta do absolutismo, o parlamento fez um acordo com o príncipe holandês Guilherme de Orange (genro de Jaime II), dando início a mais uma guerra, conhecida como Revolução Gloriosa, que terminou com a vitória do parlamento.

CONSEQÜÊNCIAS -> Guilherme de Orange teve que assinar uma Declaração de Direitos que limitava suas ações (era o fim do absolutismo), os ingleses passaram a ter mais liberdade religiosa, e a Inglaterra passou a se desenvolver como um país capitalista.

FONTE:
Prof.ª Joice Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...