23 de agosto de 2009

Império Romano no Primeiro Milênio

nômades, e acabaram invadindo e colaborando para a destruição do Império Romano Do Ocidente. Um desses povos eram os GERMANOS.

Os Germanos por sua vez, se dividiam em vários povos: os anglos, os saxões, os visigodos, os ostrogodos, os vândalos, os francos, os suevos, e muitos outros.

o Sociedade patriarcal (PAI)
o Mark (aldeia) liderada por homens livres que posteriormente se tornaram reis
o Comitatus – elite guerreira que se tornou nobreza medieval
o Escravos – prisioneiros de guerra, devedores, filhos de escravos...
o Leis não escritas – costumes
o Politeístas – adoravam vários deuses
o Economia – trocas
o MIGRAÇÃO x INVASÃO: - migração – pacífica (romanização, germanização)
- invasão – violenta (invasão dos hunos)

Em 476 d.C. o último imperador romano foi deposto pelos germanos. Mas DOMINAR o território é diferente de CONQUISTÁ-LO. Aos poucos a vida do antigo Império Romano foi se transformando: ruralização, divisão em reinos, instabilidade das fronteiras... Os germanos tinham o apoio dos sacerdotes que queriam evangelizar.

Outro povo considerado bárbaro eram os FRANCOS. Os Francos conseguiram resistir aos germanos, e também com o apoio da Igreja, conseguiram unificar suas tribos e formar um reino forte. O governo dos Francos se divide em 2 dinastias: MEROVÍNGIOS (Meroveu) e CAROLÍNGIOS (Carlos Magno).

O primeiro rei da dinastia merovíngia foi Clóvis, que expandiu o território e seus adeptos presenteando os guerreiros com terras. Formando, assim, uma nobreza proprietária de terras.

Havia um cargo muito importante no reino: o PREFEITO DO PALÁCIO ou MORDOMO DO PAÇO. Clóvis teve vários sucessores, mas em 639 a dinastia entrou em crise, e o prefeito Carlos Martel passou a exercer funções importantes. Depois que ele morreu, seu filho PEPINO O BREVE, assumiu o poder e fundou a dinastia CAROLÍNGIA. Pepino conseguiu esse poder graças ao apoio do papa Estevão II que o ajudou em troca de terras para a Igreja. Pepino foi sucedido por seu filho CARLOS MAGNO, que conquistou muitos territórios.

o capitulares – normas escritas elaboradas pelo clero

o clero – membros da Igreja

o duques – chefe militar
o condes – condados
o marqueses – marcas = fronteiras
o missi-dominici – inspetores que vigiavam os administradores

o camponeses – trabalhadores do campo

Em 800, Carlos Magno se tornou imperador pelo papa Leão III, era o representante de Deus na Terra. Passou a incentivar a cultura e o ensino, mas somente a nobreza tinha acesso a esse ideal. Não havia mais um exército profissional (apesar dos duques), cada administrador era responsável pela segurança de suas terras. Só a nobreza guerreava, porque era muito caro manter as armas e os cavalos. Ou seja: os camponeses não conseguiam se proteger sozinhos.

Após a morte de Carlos Magno, seu filho LUÍS I O PIEDOSO, passou a disputar o poder com seus próprios filhos (netos de Carlos Magno). Após a morte de Luís, o Império foi dividido em 3 partes, por isso se tornou mais fraco e foi invadido por outros povos (húngaros, vikings, muçulmanos). Por causa da insegurança, os nobres passaram a ter mais poder que o próprio rei para se defender dos invasores. Foi o fim do Império Carolíngio.

O Império Romano do Oriente, ou Império Bizantino, conseguiu sobreviver às invasões que aconteceram no Ocidente. Os dois impérios sempre disputaram a descendência dos imperadores romanos. O Império Bizantino também conseguiu ampliar suas fronteiras e expandir seu território através de guerras.

• Código Justiniano
• Aumento de Impostos => Revolta de Nika - incêndio em Constantinopla (532)
• Imperador = representante divino - CESAROPAPISMO
• Grego – língua oficial
• Iconoclastia – imagens proibidas pelo imperador para controlar o poder (726)
o Iconoclasta = quem destruía imagens
o Carnaval – culto a deuses antigos, como Dionísio
• Cisma do Oriente – rompimento entre as Igrejas Ocidental e Oriental (1054)
o Igreja Católica Apostólica Romana (Papa)
o Igreja Católica Ortodoxa Grega (Patriarca)

O Império Bizantino era conhecido pela fraca produção agrícola e pelo intenso comércio entre Europa e Ásia. Por isso havia muitas oficinas de artesanato e manufaturas, conhecidas como corporações de ofício. A sociedade era composta por trabalhadores pobres e camponeses, escravos e funcionários do governo.

A arte e a cultura também foram incentivadas no Império Bizantino. Destacam-se a bela arquitetura (Igreja de Santa Sofia) e os MOSAICOS, que eram figuras formadas por várias partes.

Após a morte de Justiniano (565) o império sofreu algumas invasões perdendo alguns territórios, que só recuperou no século X e XI. A crise definitiva só ocorreu em 1453 com a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos.

Resumindo:

Roma –> Constantino – Cristianismo

-> Teodósio – Império Romano do Ocidente (Roma)
* Germanos
* Francos: - merovíngios
- carolíngios -> divisão e
enfraquecimento do
Império

- Império Romano do Oriente (Constantinopla)/Império Bizantino
(Bizâncio)
* Justiniano
* Cisma do Oriente

FONTE:
Prof.ª Joice Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...