27 de agosto de 2009

Hebreus, Fenícios e Persas

HEBREUS

Os hebreus não construíram um império territorial, mas transmitiram uma importante herança: o monoteísmo, por isso, um dos melhores lugares para encontrar a história dos hebreus é a Bíblia. Essa história pode ser dividida em 3 grades períodos: governo dos patriarcas, governo dos juízes e governo dos reis.

GOVERNO DOS PATRIARCAS: Os hebreus viviam no sul da Mesopotâmia, e organizavam-se em comunidades. Segundo a Bíblia o primeiro patriarca foi Abraão. Por volta de 2000 a.C. migraram para a Palestina (Terra Prometida). Mas em 1750 a.C., por causa de uma grande seca, foram para o norte do Egito (história de José). Em 1250 a.C. Moisés fugiu com os Hebreus do Egito e voltou para a Palestina, quando começou o governo dos juízes.

GOVERNO DOS JUÍZES: Quando voltaram à Palestina, os hebreus tiveram que lutar contra outros povos que estavam lá, os cananeus e os filisteus. Um dos juízes mais famosos foi Sansão. Mas as lutas e os problemas sociais fizeram os hebreus escolherem um rei.

GOVERNO DOS REIS (monarquia): O primeiro rei hebreu foi Saul, depois Davi e depois Salomão. Após a morte de Salomão, começaram a ocorrer muitas brigas por causa de impostos e discórdias sociais, por isso o reino foi divido: ao norte REINO DE ISRAEL e ao sul REINO DE JUDÁ. Mais tarde os dois reinos foram invadidos por outros povos. Um deles eram o babilônios, que levaram os hebreus para o cativeiro. Quando os Persas conquistaram a Babilônia, os hebreus foram libertados. Mas não conseguiram mais se organizar, e se espalharam pelo mundo.

FENÍCIOS

A Fenícia era um lugar difícil de plantar e criar animais, porque tinha muitas montanhas. Mas estava bem perto do mar, por isso eles utilizavam o comércio. Com o desenvolvimento do comércio, os fenícios necessitavam de um meio mais prático e eficiente que os auxiliasse nos registros das transações comerciais com outros povos. Foi assim que se desenvolveu a escrita alfabética.


PERSAS

Os persas construíram um dos maiores impérios da Antiguidade. Eles conquistaram os egípcios, os hebreus, os fenícios, os assírios, os babilônios. Apenas os gregos conseguiram pará-los. Para manter seu império unido, subdividiram o território em satrapias, e cada uma delas era governada por um sátrapa. O imperador sempre enviava um funcionário para fiscalizar os sátrapas. Como o império era muito grande, eles aperfeiçoaram os transportes e as comunicações, construindo grandes estradas. A religião dos persas se chamava ZOROASTRISMO, que acreditava em 2 deuses: o do bem e o do mal, até hoje ainda existem seguidores dessa religião.

FONTE:
Prof.ª Joice Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...