18 de junho de 2012

6º ano - AULA 6 "Fenícios e Hebreus"

Última aula do bimestre queridos!!!

Falemos agora de dois povos um pouco diferentes dos que vimos até aqui. São diferentes principalmente porque não estavam fixos em torno de rios, e tinham culturas um pouco diferentes dos demais. Vejamos...

O Fenícios ocupavam uma faixa de terra situada entre o litoral do Mar Mediterrâneo e as montanhas do atual Líbano. As altas montanhas impediam os fenícios de adentrar o continente, por isso ele se voltaram para o mar e passaram a desenvolver o comércio marítimo.

Os Fenícios estava divididos em cidades-Estado, ou seja: cidades totalmente independentes umas das outras. Isso aconteceu principalmente por causa do isolamento geográfico que já falamos antes. Por causa dessas características, ele desenvolveram o artesanato (para comercializar), técnicas de navegação e uma escrita que acabou se tornando a origem de nossa escrita atual.

Eles eram politeístas também, e cada cidade fenícia tinha suas divindades próprias. Como faziam bastante comércio, tinham contato com vários povos, isso deixou sua cultura cheia de elementos diferentes, misturando várias culturas em uma só.

Já os Hebreus eram monoteístas, ou seja: acreditavam em único deus. Sabemos a história dos Hebreus principalmente por causa de sua religião, que tem seus princípios escritos em um livro muito famoso hoje em dia: a Bíblia.

Uma outra característica dos Hebreus é o fato deles serem nômades, o que quer dizer que não tinham moradia fixa. De acordo com a Bíblia, Abraão era um pastor nômade da Mesopotâmia. O Deus de Abraão lhe ordenou que partisse dali com seu grupo para uma terra com mais pastagens para o rebanho. Essa terra era chamada Canaã (atual Palestina), e ficou conhecida como Terra Prometida.

Nessa nova terra os hebreus continuaram sendo nômades, e eram liderados por PATRIARCAS, ou seja: os homens mais velhos de cada família. Mas depois de um tempo, a região passou por um período de seca, e os hebreus migraram para o Egito em busca de sobrevivência. Depois de algum tempo, os egípcios escravizaram os Hebreus, e estes fugiram de volta para Canaã. O problema é que já havia outros povos morando lá, o que levou a várias guerras e conflitos. Depois de estabelecidos de volta a Canaã, os Hebreus passaram a ser governados por juízes: homens responsáveis pela resolução de problemas coletivos. Mas diante das ameaças de povos vizinhos, os Hebreus substituíram os juízes por reis. Com a morte do rei Salomão, o território foi dividido em 2 partes: Israel, com capital em Samaria, e Judá, com capital em Jerusalém. Mas em 587 a.C. o reino de Judá foi conquistado rei Nabucodonosor (lembra da AULA 3?), e parte da população foi levada como escrava para a Babilônia. Em 722 a.C. a Samaria já havia sido tomada pelos Assírios (ver AULA 3), e os israelenses ou israelistas havia se misturados com aqueles povos. O povo de Judá não aceitava mais o povo de Israel como parentes, e poassaram a chamá-los de SAMARITANOS, ou seja: habitantes de Samaria, capital de Israel. E os habitantes de Judá eram os JUDEUS, o povo escolhido por Deus, porque conseguiram não se misturar.

Quando os Persas conquistaram a Babilônia (veremos isso no 3º bimestre), os judeus voltaram para Jerusalém. E no 4ª bimestre veremos que os romanos irão proporcionar uma repressão aos judeus e eles se espalharão pelo mundo, mais uma vez sem território fixo. Espero vocês para nossas novas aventuras pela História... Até lá!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...