18 de junho de 2012

6º ano - AULA 1: "Egito"

E aí, minha gente! Rumo às grandes civilizações antigas...

Durante o 1º bimestre estudamos o surgimento do homem no mundo e suas primeiras conquistas, como a agricultura e a escrita. Nesse bimestre vamos estudar os grupos humanos que se destacaram durante a Idade Antiga. Quando temos grupos humanos que se organizam de alguma maneira chamamos de CIVILIZAÇÃO.

A primeira civilização que estudaremos é a galera que vivia no Egito. Hoje ainda existe um lugar no mundo chamado Egito, mas esse Egito que estamos estudando ocupava uma área um pouco maior: uma faixa de terra muito extensa banhada de norte a sul pelo Nilo.

As cheias do rio Nilo permitiam que a terra se tornasse fértil: quando as águas baixavam, era nessas margens que os egípcios praticavam agricultura. A parte sul do Egito era chamada de Alto Egito, e aparte norte de Baixo Egito.

A história do Egito pode ser dividida em 34 fases: ANTIGO IMPÉRIO (quando foram construídas as grandes pirâmides), MÉDIO IMPÉRIO (quando os egípcios conquistaram a Núbia) e NOVO IMPÉRIO (fase dos Ramsés, quando os egípcios dominaram a Palestina e a Síria).

Os egípcios eram governados pelo FARAÓ: o senhor de uma família importante. Eles realmente acreditavam que o Faraó era um deus, e que merecia toda a adoração de uma divindade mesmo. Mas o Faraó tinha ajuda de uma galera pra governar: o VIZIR (que era tipo a polícia da época), o SACERDOTE (que era tipo um padre mesmo) e o ESCRIBA (os caras que sabiam ler e escrever e cuidavam da contagem da população, dos animais e das colheitas).

Quem trabalhava no Egito eram os CAMPONESES, pessoas comuns que trabalhavam e pagavam impostos, além de adorar o Faraó e oferecer presentes a ele. No Egito também havia ESCRAVOS, mas eles não eram muitos. Geralmente eram prisioneiros de guerra ou camponeses endividados mesmo.

Como vocês puderam perceber, no Egito as pessoas eram POLITEÍSTAS, ou seja: acreditavam em vários deus, como o Faraó por exemplo. Os egípcios também acreditavam que havia uma outra vida após a morte. Por isso passavam a vida inteira se preparando para morrer e viver nessa outra 'dimensão'. Quando alguém que tinha 'grana' morria, faziam o maior 'auê': mumificavam a pessoas e guardavam o corpo e suas principais riquezas em tumbas enormes com o formato de pirâmides, para que tudo, o corpo e as riquezas, pudesse ser usado na outra vida. Só pra esclarecer: MUMIFICAR = fazer múmias - pegavam o corpo, secavam os órgãos e enrolavam em faixas para não se decompor. PIRÂMIDES = não eram templos, e sim tumbas, onde guardavam os corpos e as riquezas.

Sabemos tudo isso sobre os egípcios porque eles deixaram alguns registros escritos. Demorou pros pesquisadores conseguirem decifrar os HIEROGLIFOS (como se chama a escrita egípcia), muitos ainda estão sem significado. Mas o importante é saber que a cultura egípcia foi uma das mais importantes da História Antiga, principalmente por causa da sua organização.

Na próxima aula veremos mais um pedacinho da África: a Núbia. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...