18 de junho de 2012

6º ano - AULA 2 "África: o Reino da Núbia"

Olá pessoal, vejamos mais um pedacinho da África: a Núbia!

O Reino da Núbia se desenvolveu na região ao sul do Egito, e também se aproveitavam do rio Nilo para sobreviver. Os egípcios chamavam esse reino de Cuxe. Havia períodos em que reis cuxitas governavam o Egito e períodos em que os núbios eram dominados pelos faraós. No século III a.C. por exemplo, os núbios avançaram sobre o Egito, dominando aquele território por quase 100 anos.

Por volta do século VI a.C. o reino de Cuxe conheceu um grande desenvolvimento cultural, e suas principal cidade passou a ser Meroé. Na escrita, por exemplo, desenvolveram um alfabeto: havia 23 sinais que se combinavam formando palavras. Boa parte da escrita meroítica, como ficou conhecida, ainda não foi decifrada.

Outro fator interessante no desenvolvimento cultural da Núbia foi em relação às atividades econômicas: eles utilizavam técnicas de produção tanto em cerÇamica, como em ferro e em pedra. Também cultivavam cereais como trigo e cevada, além de criar animais como bois e ovelhas.

Mas a atividade mais importante do núbios foi o comércio: a região do Mar Vermelho se tranformou em um grande empório de produtos produtos vindos de vários pontos da África.

Na próxima aula veremos uma civilização bem próxima ao Egito e à Núbia: a Mesopotâmia! Espero vocês...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...