18 de junho de 2012

6º ano - AULA 3 "Mesopotâmia"

Vamos nessa, queridos! Alguém imagina o que seja a Mesopotâmia atualmente?

Pois é, hoje em dia não existe nenhum lugar no mundo chamado Mesopotâmia, isso porque chamaos de MNesopotâmia uma região, e não um país ou um grupo de pessoas. A palavra Mesopotâmia significa 'terra entre rios', porque era uma região por oindem passam 2 rios importantes: o rio Tigre e o rio Eufrates. Hoje em dia nesse lugar estão vários países do Oriente Médio, como o Iraque por exemplo.

Na Mesopotâmia havia dois grupos sociais: os LIVRES e os ESCRAVOS. Mas os escravos, assim como no Egito, eram em quantidade pequena (também prisioneiros de guerra ou escravizados por dívidas).

Eles também eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses, e os templos representavam as moradias dos deuses. Essa atividade religiosa favoreceru o desenvolvimentos das ciências. A escrita por exemplo, mostrava a relação entre o mundo natural e o sobrenatural. Ficou conhecida como escrita CUNEIFORME porque usavam um estilete de vime em forma de cunha para escrever sobre a argila. A astronomia também se desenvolveu bastante nesse período, mas para eles estava totalmente ligada com a astrologia. Estudavam os astros para tentar entender melhor a vontade dos deuses.

Como já falei antes, a Mesopotâmia era uma região e não um país. Por isso, vários reinos e povos moraram nesse lugar. Os principais impérios mesopotâmicos foram: IMPÉRIO ACÁDIO (povoado por povo conhecido como Sumérios), Império Babilônico (conhecido por um conjunto de leis criado por seu principal governante Hamurábi), IMPÉRIO ASSÍRIO (conhecido pela violência com que tratavm os povos com quem guerreavam), IMPÉRIO CALDEU (também conheciudo como 2º Império Babilônico, com uma curta duração devido a morte de seu principal governante o rei Nabucodonosor, responsável por tentar construir o maior templo da época: a Torre de Babel).

Na próxima aula veremos mais uma civilização importante: a China! Preparados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...