18 de junho de 2012

6º ano - AULA 5 "Índia"

Olá pessoal, vamos curtir um pouquinho da História Antiga da Índia?

Como nas outras civilizações, eles também tinham rios importantes, são eles: o rio Indo e o rio Ganges. E também como nas outras civilizações, o território deles era um pouco maior e um pouco diferente do que é hoje.

A primeira fase da História Antiga da Índia é conhecida pela cultura HARAPENSE, um grupo roganizado de pessoas que viviam em uma cidade chamada Harapa. Acredita-se que eles eram muito organizados porque faziam comércio com povos do Ocidente, e produziam de forma eficiente cereias e frutos como: cevada, ervilha, melão, damasco, gergelim... Também desenvolveram o artesanato, o que servia para fortalecer o comércio também. Fabricavam instrumentos e armas como martelos e facas, utensílios domésticos como panelas e jarras, e jóias como braceletes e pentes com pedras semi preciosas.

Em 1900 a.C. aconteceu um problema climático na Índia, e muitos povos começaram a migrar para a cidade de Harapa para fugir de uma seca, o que empobreceu a região. Povos nômades e guerreiros passaram a dominar região, e começava um novo período na História da Índia: o período VÉDICO.

O período Vèdico tem esse nome porque só sabemos dessa história por causa da existencia de livros religiosos chamados Vedas. Esses livros mostram que a sociedade indiana desse período estava dividia em grupos sociais chamados de castas. As principais castas eram: BRÂMANES (eram os sacerdotes), XÁTRIAS (nobres guerreiros), VAIXÁS ( Comerciantes, agricultores, artesãos), SUDRAS (servos) além dos INTOCÁVEIS que eram pessoas consideradas impuras por desobedecer às ordens religiosas.

A religiãos era muito importante para os indianos. Eles também eram politeístas e seus principais deuses eram as forças da natureza, como o ar, o vento, a terra e o fogo. Eles também acreditavam na reencarnação, ou seja: todos estamos de passagem e após a morte iremos reencarnar em um novo corpo em busca da evolução do espírito. Com o passar do tempo apareceu a crença em um deus acima dos outros deuses, o Brahma. Por isso a religião de muitos indianos é chamada de Brahmanismo. O Brahmanismo também é conhecido como hinduísmo nos dias atuais.

Na próxima aula encerraremos o bimestre falando de mais uma galera da Idade Antiga. Espero vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...