1 de novembro de 2011

6º ano - AULA 2 "A ruralização da Europa"

E aí, minha gente? Espero que estejam curtindo nossas aulas...

Nesta aula lemos o livro didático nas páginas 218 e 219; Vamos falar sobre uma coisa muito interessante: o medo!

Sabe quando você está com tanto medo que acaba aceitando todas as condições que impôe pra você? Pois é, foi isso que aconteceu em Roma... As pessoas estavam passando por alguns problemas sérios, tipo: crise no comércio, crise no artesanato, falta de metais (dinheiro) além das invasões no território do Império. Por isso, quem tinha grana, construiu fortificações em volta de suas propriedades para se proteger e para se sustentar do que conseguissem produzir lá dentro.

Mas e quem não tinha grana pra isso?

A situação era tão ruim, que as pessoas aceitaram trabalhar de graça em troca de segurança. Eram os camponeses! Mas quando a gente, ou algum lugar, fica dependente de outra pessoa ou outro lugar, a gente chama isso de colônia. Por isso os camponeses passaram a ser chamados de COLONOS (eles precisavam dos donos das propriedades para sobreviver diante de tantos problemas!).

Com o passar to tempo, os colonos estavam cada vez mais presos à terra, porque o dono da propriedade cobrava uma parte do que eles produziam como se fosse um imposto mesmo. Por causa dessa 'prisão', os colonos passaram a ser chamados de SERVOS.

Como todos estavam morando mais no campo do que na cidade, a gente chama isso de RURALIZAÇÃO, porque rural vem de 'campo'. Se fosso o contrário, ou seja, se todos estivessem indo para a cidade, nós chamaríamos de urbanização, mas essa é uma conversa para o ano que vem...

Na próxima aula vamos estudar a divisão do Império Romano em vários pedacinhos, chamados de reinos... Até lá!

5 comentários:

  1. nao entendi a aula dois esplique de novo pur favor de nathalia

    ResponderExcluir
  2. Ok Nathalia, amanhã teremos aula, daí poderemos tirar algumas dúvidas, certo?

    ResponderExcluir
  3. Eu ñ sou dessa turma mais vc me ajudou muito no trabalho de história.
    Obrigado !!!

    ResponderExcluir
  4. Me ajudou muito! Precisava de fazer um trabalho de história sobre a ruralização da europa, mas não encontrei nada no google. Obs: meu livro didático de história também fala sobre a ruralização nas páginas 218 e 219 deve ser o mesmo! Valeww!

    ResponderExcluir
  5. copiei tudo até '' mas essa é uma conversa para o ano que vem...

    Na próxima aula vamos estudar a divisão do Império Romano em vários pedacinhos, chamados de reinos... Até lá! '' copiei sem ler e me fudi kkkkk

    ResponderExcluir

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...