10 de novembro de 2011

9º ano - AULA 3 "O Poder dos EUA"

E aí minha gente, vamos nessa?

Na aula de hoje vamos ler o livro nas páginas 240´-244, e vamos conversar sobre a importância dos EUA nos dias atuais...

É importante que fique claro que os EUA são uma potência não só porque são economicamente estáveis (se bem que nos últimos tempos essa estabilidade pode ser questionada), mas também porque tem um exército poderoso e um arsenal nuclear e espacial incríveis! Além disso, a cultura mundial está impregnada de elementos estadunideneses, seja nos filmes seja na tecnologia desenvolvida por eles.

Com o fim da URSS (aula 2), os EUA consolidaram seu poder de influência no mundo. Claro que eles foram beneficiados por tecnologias que nos levaram a globalização, ou seja, estamos todos conectados lo tempo todo, essa velocidade de comunicação facilita a transmissão de influências culturais, políticas, econômicas... Porém, os estadunideneses continuaram se envolvendo em conflitos mundiais.

Em 1991 O iraque invadiu um país vizinho, o Kwait (não é o Guaraná, tá!). Os EUA se meteram na conversa, e com a ajuda da ONU expulsaram o Iraque de lá. Em 2001, lá foram os EUA de novo mexer com o Iraque, dessa vez acusando-os de possuir armas químicas de destruição em massa (o que nunca se comprovou!). Invadiram o Iraque, julgaram e mataram o ditador Saddam Hussein, e algumas tropas do exército estadunidense estão lá até hoje. Não podemos nos esquecer é claro dos ataques de 11 de setembro de 2001, quando 2 aviões atingiram um dos prédios mais importantes dos EUA matando mais de 3 mil pessoas. Os acusados pelo ataque foram muçulmanos fundamentalistas cujo chefe, Osama Bin Laden, era do Afeganistão. E dá-lhe ataque militar de novo!!!

É importante ressaltar 2 coisas: esses países do Oriente Médio atacados pelos EUA já foram aliados dos próprios estadunidenses durante a Guerra Fria, contra a URSS; outra coisa: todo o poder dos EUA sobre o mundo pode ser questionado, uma vez que num mundo globalizado todos temos oportunidade de influênciar, não é só uma questão de poder econômico, e sim de disposição social e cultural.

Na próxima aula vamos conversar sobre o Brasil Contemporâneo... Não percam!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...