10 de novembro de 2011

7º ano - AULA 3 "O contato entre europeus, africanos e americanos"

E aí, galera!!!

Mais uma aula sobre a Historia da África, mas dessa vez vamos ver que aquele continente, assim como a Europa, estão super ligados à nossa História.

Relembrando: os europeus faziam comércio com o Oriente (que eles chamavam de Índias), levando metais preciosos e buscando especiarias (para conservar alimentos, efeitar roupas e perfumar ambientes). Quando o caminho 'térreo' para as Índias ficou mais caro (por causa do domínio dos turcos e dos italianos), portugueses e espanhóis tiveram a idéia de chegar às Índias pelo mar, contornando a costa da África. À medida que iam conquistando o mar, faziam paradas no continente africano (chamadas de feitorias), o que lhes permitiu conhecer melhor aqueles povos.

Ao tentar um caminho novo, espanhóis e portugueses chegaram à América, também chamada de Índias Ocidentais. No caso dos portugueses, eles estavam em busca de ouro ou alguma riqueza, para não precisassem mais fazer o comércio com as Índias Orientais. Mas no início eles não acharam nada! Começaram a explorar o pau-brasil, por causa da seiva vermelha, mas não valia a pena gastar tanto para atravessar o Atlântico só por causa de uma árvore. Os portugueses meio que abandonaram o Brasil, e voltaram ao comércio com as Índias Orientais, pelo mar.

Alguns países da Europa estavam de olho no BRasil, e Portugal com medo de perder suas terras abandonadas resolveu investir aqui. O rei de Portugal dividiu as terras brasileiras em vários pedacinhos (Capitanias Hereditárias), e doou esses pedacinhos aos nobres portugueses para que eles investissem no nosso terítório. Que bonzinho o rei de Portugal, né... É sim: na verdade era muito caro investir num lugar que não tinha nada, como era o Brasil naquela época!

Os nobres portugueses começaram, então, comearam a plantar açúcar aqui. Quem trabalhava nos engenhos eram os negros trazidos da África como escravos. Lembra que na aula 2 dissemos que haviam vários reinos na África? Então, muitos dos escravos trazidos para o Brasil eram prisioneiros africanos, que haviam perdido conflitos entre aqueles povos e passavam a ser vendidos como escravos. Aqui no Brasil, eles eram obrigados a trabalhar em condições péssimas, além de receber castigos físicos.

Portugal não tinha condições de refinar e revender o açúcar, quem fazia esse trabalho era a Holanda, e estava tudo muito bem. Mas.... o rei de Portugal faleceu e não deixou herdeiros, quem assumiu o trono português foi o rei da Espanha: tinha início a União Ibérica! Como a Espanha não se dava bem com a Holanda, o Brasil ficou no meio dessa confusão. AHolanda invadiu o Nordeste, fundou uma organização chamada Companhia das Índias Ocidentais, e na pessoa de Maurício de Nassau começou a governar o nordeste brasileiro e nossas plantações de açúcar.

Depois de um tempo, Portugal recuperou o trono e se livrou da Espanha, conseguiu expulsar os holandeses daqui, e sabe o que eles fizeram? Foram plantar açúcar nas Antilhas (ilhas da América Central). Portugal já não conseguia concorrer com o açúcar holandês, e passou então a buscar novas riquezas.

Na próxima aula veremos que as riquezas buscadas por Portugal serão encontradas... Que riquezas s~erão essas???? Espero vocês...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...