1 de novembro de 2011

7º ano - AULA 2 "História dos povos africanos"

Olá queridos! Que tal falarmos um pouco sobre as suspresas da história, hein...

Quem imaginaria que a África, o continentes com as maior quantidade de países com altos índices de pobreza, já foi riquíssimo? E não falo só de dinheiro, falo de cultura!

Nesta aula continuamos usando o livro "Sociedade em Construção", que tem o capítulo 2 com o título da nossa aula 2.

Entre os povos que se destacam (não vamos falar de todos porque são muitos!), podemos citar:

- Reino de Axum -> localizado no norte da África, teve seu auge entre os séculos I a III d.C., e sua principal característica é a organização: se planejavam paras as guerras, tinham sua própria moeda, e ainda criaram um alfabeto próprio que tem influência em muitos idiomas africanos atuais.

- Povo Berbere -> não tão ao norte, mas ainda lá em cima do continente, este povo não era tão organizado quanto os axunitas. Eles eram nômades, e atravessavam o deserto do Saara em caravanas se agrupando em pequenas aldeias.

- Bantos -> esses estavam onde hoje estão os países Nigéria e Camarões. São famosos porque causaram uma grande explosão demográfica (muita gente!) e geográfica (muito espaço!) no noroeste do continente africano por volta do século VII d.C. . Cresceram tanto, que deram origem a um famoso reino: o Congo.

- Sonikés -> habitavam o sudoeste do deserto do Saara, uma região rica em ouro, o que lhes permitiu, através do comércio, formar um grande império: Gana.

- Reino Núbio -> habitavam o valeo do rio Nilo (onde hoje estão Egito e Sudão), mas foram dominados pelos Axum. Destacam-se porque eram governados por rainhas, e estas construíam pirâmides que se tornaram sítios arqueológicos.

É isso aí... Na próxima aula vamos estudar o capítulo 3, e conversar sobre o contato entre europes, africanos e travessia no Oceano Atlântico rumo ao nosso amado Brasil. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...