1 de novembro de 2011

8º ano - AULA 2 "Expansão Cafeeira no Brasil"

Olá alunos bonitos!!! Preparados mais algumas fofocas do nosso Império?

Nesta aula lemos o livro nas páginas 230 e 231, e conversamos sobre a economia do nosso país na segunda metade do século XIX.

Pra começar vamos recordar nossas riquezas exploradas: pau-brasil, cana-de-açúcar, metais preciosos... Sempre que um entrava em declínio (devido à exploração excessiva, claro!), uma nova riqueza assumia o comando. Mas é importante dizer que nós estávamos ( e estamos!) explorando várias riquezas ao mesmo tempo (apesar de algumas se destacaraem), afinal: "plantando tudo dá!"...

Então, quando a mineração começava a dar sinais de 'tristeza', o café estava chegando ao nosso continente.

Como assim chegando? O café não é brasileiro?

Nãããoooo!!!! Ele veio da África, onde era consumido como pasta (tipo açaí!!!)...

No Brasil o café chegou em 1727, mas só começou a ser produzido para comércio e exportção no final deste século. O aumento do comércio teve uma ajudinha: muita terra pra plantar, mão-de-obra barata (escravos no começo), clima favorável e o aumento do consumo nos Estados Unidos e na Europa (como bebida, tá...).

No começo as plantações estavam concentradas aqui pertinho da gente, no Vale do Paraíba. Mas a exploração excessiva da terra e a falta de planejamento para escoar a produção, acabaram levando as plantações mais para o oeste do estado de São Paulo.

O café atraiu os olhos do mundo para o Brasil, trazendo algumas mudanças sociais junto com as econômicas e políticas. Uma dessas mudanças foi a 'crítica' à escravidão, mas sobre isso conversaremos na próxima aula. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...