26 de março de 2010

7º ano 2010 - Feudalismo: como ficou o Ocidente europeu

A insegurança provocada pelas invasões dos séculos IX e X levou os europeus ocidentais a se protegerem. Houve grande migração das cidades para o campo. Em muitas regiões, construíram vilas fortificadas e castelos cercados por estacas e muralhas. Cada um se defendia como podia: os mais fracos procuraram a ajuda de nobres e guerreiros; os camponeses que pediam a proteção dos senhores de terra acabaram submetidos à servidão.
Os reis continuaram existindo, mas seu poder político passou a ser dividido com os senhores feudais, que eram donos de grandes propriedades de terra chamadas de feudos. Os SUSERANOS eram os nobres que concediam feudos a outros nobres, e os VASSALOS eram os nobres que recebiam as terras do suserano em troca de fidelidade e prestação de serviços militares.
A sociedade medieval era divida de forma fixa, ou seja: existiam grupos dentro da sociedade e um membro de um grupo não poderia passar para outro grupo. Esses grupos eram:

1º estado: CLERO – membros da Igreja... “os que oravam”

2º estado: NOBRES – proprietários de terra que iam pra guerra ... “os que guerreavam”

3º estado: CAMPONESES – trabalhadores do campo... “os que trabalhavam”

Na sociedade feudal eram produzidos muitos produtos agrícolas. As pessoas que não podiam se defender sozinhas vendiam sua liberdade em troca de segurança. Por causa da opressão do trabalho muito pesado, os servos organizavam diversas revoltas. Por isso, a situação começou a mudar aos poucos.
Com a ocupação de novas áreas de campos e florestas, a produção agrícola aumentou, e novas técnicas foram inventadas para que essa produção aumentasse ainda mais. Com o aumento da produção, passou a existir excedente (o que sobra), e as pessoas já não passavam tanta fome, por isso morriam menos, e por isso a população aumentou.
Com o aumento da segurança, o excedente passou a ser comercializado, e para isso os meios de transporte melhoraram, fazendo com que o contato entre diferentes povos aumentasse. O comércio impulsionou o artesanato, e os artesãos passaram a se organizar em corporações de ofício, também conhecidas como guildas.
As cidades medievais eram chamadas de BURGOS, e eram lugares onde se misturavam o artesanato e o comércio. Como grande parte do comércio dependia do transporte aquático, em muitas cidades havia portos (fluviais ou marítimos). No começo, grande parte dessas cidades era cercada por altas muralhas, mas com o aumento da população esses lugares foram ampliando seus limites além das muralhas. As pessoas que viviam nas cidades eram chamadas de BURGUESES.
Os burgueses também pagavam impostos ao senhor feudal (faziam parte do 3º estado), mas com o tempo passaram a querer se libertar desse sistema. Por isso, começaram a se organizar e lutar contra os senhores feudais.
No fim do século XIII, as terras de boa qualidade haviam se tornado raras, e os solos já estavam gastos, por isso a produção diminuiu. Além disso, muitos senhores feudais não queriam destruir as florestas para plantar. Nesse mesmo período houve um inverno muito intenso, e um verão de muitas chuvas, o que também prejudicou as colheitas. Por isso, muitas pessoas passaram fome.
Enfraquecida pela fome, grande parte da população foi vítima de muitas doenças, principalmente a PESTE NEGRA, que se espalhou rapidamente e matou um terço da população da Europa. No mesmo período, a Igreja lutava contra os pagãos (pessoas que não eram cristãs). Para conquistar mais terras e mais adeptos, a Igreja investiu em um movimento conhecido como As Cruzadas, que eram várias batalhas contra os muçulmanos tentando re-conquistar o território de Jerusalém. Outra guerra importante nessa época foi a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), que aconteceu entre a França e a Inglaterra que disputavam um território que produzia muita lã. Essas guerras enfraqueceram as cidades e mataram muitas pessoas.
Por causa desse período de instabilidade, as pessoas ficaram desorientadas, e assim várias doutrinas contrárias à Igreja católica começaram a aparecer.

FONTE: Prof.ª Msc. Joice Fernandes

ATIVIDADES:

1. Por que os camponeses aceitavam servir o dono do feudo?

2. Quais eram os 3 grupos sociais da sociedade feudal?

3. O que você entendeu por EXCEDENTE?

4. O que você entendeu por BURGUESES?

5. Quais os 3 maiores problemas enfrentados pela sociedade feudal por volta do século XIV?

Um comentário:

  1. prof Joice q saudadesss!! fui sua aluna no 7ano na escola EDILEUSA BRASIL SOARES DE SOUSA EM MARESIAS!Amava o conteúdo da sua materia!!beijos tudo de bom pra senhora :)

    ResponderExcluir

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...