1 de março de 2010

7º ano 2010 - Europa na Idade Média: as invasões bárbaras e o Cristianismo

Durante o governo de Constantino, os cristãos passaram a ter liberdade de culto, e durante o governo de Teodósio o cristianismo se tornou a religião oficial do império, e os líderes religiosos passaram a ter privilégios. Teodósio dividiu o território imperial entre seus 2 filhos (Império Romano do Ocidente e Império Romano do Oriente). A capital do Império Romano do Oriente passou a ser Constantinopla (Constantino), uma cidade que antes se chamava Bizâncio, por isso esse império passou a ser conhecido como Império Bizantino.

No Império Romano do Ocidente, as pessoas costumavam achar que todos os povos que não faziam parte do império, também não faziam parte da História. Eles chamavam esses povos de BÁRBAROS. Mas os bárbaros não eram um grupo único, eles eram vários povos bem diferentes uns dos outros.

Esses povos eram nômades, e acabaram invadindo e colaborando para a destruição do Império Romano do Ocidente. Um desses povos era conhecido como GERMANO.
Os Germanos por sua vez, se dividiam em vários povos: os anglos, os saxões, os visigodos, os ostrogodos, os vândalos, os francos, os suevos, e muitos outros.

o Sociedade patriarcal (PAI)
o Mark (aldeia) liderada por homens livres que posteriormente se tornaram reis
o Comitatus – elite guerreira que se tornou nobreza medieval
o Escravos – prisioneiros de guerra, devedores, filhos de escravos...
o Leis não escritas – costumes
o Politeístas – adoravam vários deuses
o Economia – trocas
o MIGRAÇÃO x INVASÃO: - migração – pacífica (romanização, germanização)
- invasão – violenta (invasão dos hunos)

Em 476 d.C. o último imperador romano foi deposto pelos germanos. Mas DOMINAR o território é diferente de CONQUISTÁ-LO. Aos poucos a vida do antigo Império Romano foi se transformando: ruralização, divisão em reinos, instabilidade das fronteiras... Os germanos tinham o apoio dos sacerdotes que queriam evangelizar.

Outro povo considerado bárbaro eram os FRANCOS. Os Francos conseguiram resistir aos germanos, e também com o apoio da Igreja, conseguiram unificar suas tribos e formar um reino forte. O governo dos Francos se divide em 2 dinastias: MEROVÍNGIOS (Meroveu) e CAROLÍNGIOS (Carlos Magno).
O primeiro rei da dinastia merovíngia foi Clóvis, que expandiu o território e seus adeptos presenteando os guerreiros com terras. Formando, assim, uma nobreza proprietária de terras.
Havia um cargo muito importante no reino: o PREFEITO DO PALÁCIO ou MORDOMO DO PAÇO. Clóvis teve vários sucessores, mas em 639 a dinastia entrou em crise, e o prefeito Carlos Martel passou a exercer funções importantes. Depois que Carlos Martel morreu, seu filho PEPINO O BREVE, assumiu o poder e fundou a dinastia CAROLÍNGIA. Pepino conseguiu esse poder graças ao apoio do papa Estevão II que o ajudou em troca de terras para a Igreja. Pepino foi sucedido por seu filho CARLOS MAGNO, que conquistou muitos territórios.

o capitulares – normas escritas elaboradas pelo clero

o clero – membros da Igreja

o duques – chefe militar
o condes – condados
o marqueses – marcas = fronteiras
o missi-dominici – inspetores que vigiavam os administradores

o camponeses – trabalhadores do campo

Em 800, Carlos Magno se tornou imperador pelo papa Leão III, era o representante de Deus na Terra. Passou a incentivar a cultura e o ensino, mas somente a nobreza tinha acesso a esse ideal. Não havia mais um exército profissional (apesar dos duques), cada administrador era responsável pela segurança de suas terras. Só a nobreza guerreava, porque era muito caro manter as armas e os cavalos. Ou seja: os camponeses não conseguiam se proteger sozinhos.
Após a morte de Carlos Magno, seu filho LUÍS I O PIEDOSO, passou a disputar o poder com seus próprios filhos (netos de Carlos Magno). Após a morte de Luís, o Império foi dividido em 3 partes, por isso se tornou mais fraco e foi invadido por outros povos (húngaros, vikings, muçulmanos). Por causa da insegurança, os nobres passaram a ter mais poder que o próprio rei para se defender dos invasores. Foi o fim do Império Carolíngio.

FONTE: Prof.ª Msc. Joice Fernandes

ATIVIDADES:

1. Qual informação você achou mais interessante no texto?

2. O que você entendeu por IDADE MÉDIA?

3. O que você entendeu por BÁRBAROS?

4. O que você entendeu por CRISTIANISMO?

2 comentários:

  1. Oi, professora Joice, aqui é a Sabryna do 7B. Quero dizer que vc é uma otima professora de Historia e muito legal. Beijo até a proxima aula.

    ResponderExcluir
  2. Oi Joice, venho parabenizá-la pelo conteúdo do seu blog, realmente é ótimo, sou a profª Carmelúcia e este ano comecei com a disciplina de História, para mim é tudo muito novo. pois sempre trabalhei com primário. Agora estou com as turmas de 6º a 8º anos regular e EJA 3º e 4º período, também em História.Seu cantinho vai me ajudar bastante. Valeu!!!!

    ResponderExcluir

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...