1 de março de 2010

Aula inicial 2010: sejam bem-vindos!

[...]
Havia um homem que cortava pedras das rochas. Seu trabalho era muito pesado e ele trabalhava muito, mas seu salário era pequeno e ele não estava satisfeito.
Ele reclamou por seu trabalho ser pesado e disse: - Quisera ser rico para que pudesse descansar em um sofá coberto com tecido de seda.
E um anjo veio do céu e afirmou: - Você é o que você disse. E o homem ficou rico, descansou em um sofá, e o tecido era de seda.
O rei daquelas terras estava passando com cavaleiros à frente e atrás de sua carruagem, e um guarda-sol de ouro era mantido sobre sua cabeça. Quando o homem rico viu aquilo, ficou aborrecido porque nenhum guarda-sol de ouro era mantido sobre sua própria cabeça, e ficou insatisfeito. Ele reclamou e se lamentou: - Gostaria de ser rei. E o anjo veio de novo e afirmou: - Você é o que você disse.
Então o homem rico se tornou rei, e muitos cavaleiros cavalgavam à frente e atrás de sua carruagem, e um guarda-sol de ouro era mantido sobre a sua cabeça.
Mas o sol ardia forte e ressecava a terra e a grama. Então o rei se queixou de que o sol esquentava a sua face e que o excedia em poder, deixando-o insatisfeito. Ele reclamou e se lamentou: - Gostaria de ser o sol. E o anjo veio e afirmou: - Você é o que você disse.
E o rei se tornou o sol, e direcionava seus raios para cima e para baixo, para a direita e para a esquerda, para todos os lugares, e chamuscou a grama na terra e as faces dos reis que estavam sobre a terra.
Então uma nuvem se posicionou entre o sol e a terra, e o sol ficou furioso por haver resistência a seu poder. Ele se queixou dizendo que a nuvem o excedia em poder e, não satisfeito, lamentou: - Gostaria de ser uma nuvem. E o anjo veio e afirmou: - Você é o que você disse.
E o sol se tornou uma nuvem. E a nuvem se posicionou entre o sol e a terra, interceptando os raios para que a grama crescesse verde. A nuvem derramou grandes gotas sobre a terra, fazendo com que rios transbordassem, carregassem casas e destruíssem os campos com tanta inundação.
A água caiu sobre uma rocha que não sucumbia, e caía em grande quantidade, mas a rocha não sucumbia, e a nuvem ficou furiosa pelo fato da rocha não sucumbir a seu poder, sentindo muita insatisfação. E a nuvem gritou: - Foi dado poder à rocha que excede o meu. Gostaria de ser uma rocha. E o anjo veio e afirmou: - Você é o que você disse.
E então a nuvem se transformou em uma rocha, permanecendo inalterada quando o sol ardia e quando chovia.
Mas havia um homem com uma picareta, uma talhadeira e um pesado martelo, e ele cortava pedras da rocha, e a rocha disse: - Como pode ser que este homem tenha poder que excede o meu, e que tira lascas das minhas laterais? – E insatisfeita gritou: ¬- Sou mais fraca do que ele. Gostaria de ser este homem. E o anjo veio do céu e afirmou: - Você é o que você disse.
E de novo ele era um cortador de pedras. Era um trabalho muito pesado, ele cortava pedras a partir da rocha, e trabalhava muito por um pequeno salário, e ele estava satisfeito.
[...]
Será???


FONTE:
Osho. ALEGRIA, A FELICIDADE QUE VEM DE DENTRO. São Paulo: Cultrix, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...