16 de março de 2016

8º ano / 2016 - AULA 2 "Revolução Industrial"

Por que será que a Inglaterra era um país tão importante, hein? Vamos descobrir?
Tudo começa refletindo sobre a maneira como os seres humanos produziam suas coisas. A forma predominante era o ARTESANATO, você já deve ter ouvido falar: é quando todas as etapas da produção são feitas pela mesma pessoa, e essa pessoa é dona da matéria-prima e das ferramentas (meios de produção), trabalhando, geralmente, em um cômodo de sua própria casa.
Por volta do século XV, com a galera vindo direto da Europa pra América, os produtos europeus passaram a ser mais procurados, e por isso a produção precisou aumentar. Surgiu aí a MANUFATURA, que era quando o negociante reunia os trabalhadores em oficinas, dava a matéria-prima e uma remuneração pelo trabalho realizado, começando já uma divisão nas etapas da produção (cada trabalhador fazia uma parte do trabalho).
Daí para a utilização de máquinas foi um pulo: os negociantes passaram a investir em máquinas que faziam o trabalho dos seres humanos de um jeito melhor e mais rápido, aumentando a produção. As pessoas foram deixando de trabalhar em casa ou em oficinas, e passaram a ir trabalhar onde as máquinas ficavam: nas FÁBRICAS. O dono das máquinas (meios de produção) era também o dono da matéria-prima, o patrão, e pagava um salário para seus funcionários. Foi uma mudança radical, principalmente porque agora as pessoas tinham que se deslocar para trabalhar, e respeitar horários estabelecidos pelo patrão que visava apenas o lucro. Chamamos isso de MAQUINOFATURA.
Todas essas transformações geraram muitas transformações na vida das pessoas, principalmente no que diz respeito a comportamentos como alimentação, relacionamento, qualidade de vida... Esse aumento na produção contribuiu para o desenvolvimento de vários setores: transportes (precisavam transportar mercadorias para vender mais);  comunicação (precisavam anunciar os produtos, fazer propaganda); ciência (precisavam aumentar a produção, e assim inventavam máquinas que faziam o trabalho do ser humano de um jeito mais rápido); entre outras. Diante de tantas transformações, chamamos esse período de Revolução Industrial.
Podemos dizer que a Revolução Industrial teve 3 fases importantes:
1ª) onde: Inglaterra / quando: 1760-1860 / O quê: ferro; tecidos (tear); carvão
2ª) onde: Europa Central e Oriental / quando: 1860-1900 / O quê: aço; transportes e comunicação; energia elétrica e petróleo
3ª) onde: mundo todo / quando: século XX / O quê: informática; genética; internet
E foi na Inglaterra que a primeira sementinha dessa REVOLUÇÃO começou, principalmente por causa de alguns fatores: o dinheiro da pirataria, os cercamentos que expulsaram muitos trabalhadores dos campos para as fábricas, as minas de ferro e carvão, o fim do ANTIGO REGIME, a força do puritanismo a favor do lucro, a Revolução Gloriosa que deu origem ao Parlamento. Por isso que a Inglaterra queria a independência da América: não adiantava nada eles aumentarem a produção e não terem pra quem vender, não é mesmo? Então, com os países independentes, a Inglaterra passou a ser a maior potência do mundo.

Cabe ressaltar que a produção de tecidos de algodão foi o carro chefe do aumento da produção, principalmente porque no início eram produzidos pelos escravos (mão de obra BARATA!). Outro detalhe importante foi o surgimento de 2 novas classes sociais:  a Burguesia Industrial (donos dos meios de produção) e o Operariado (trabalhadores assalariados). Futuramente iremos conversar sobre a relação entre essas duas classes... Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...