6 de março de 2016

2016 / 8º ano - AULA 1 "Iluminismo"

Saudações queridos! Bem vindos ao período mais fascinante e revolucionário da História: vamos nos aventurar pelo século XVIII e XIX...

No final do século XVIII a galera da Europa ainda estava dividida em 3 grupos: clero (pessoal da Igreja), nobreza (pessoal da grana) e os que sobravam eram chamados de camponeses ou 3º Estado. Mas nem toda a galera do 3º Estado era de camponeses. Muitos trabalhavam nas cidades prestando serviços ou fazendo comércio (burgueses). O fato é que esse pessoal era o único grupo social que trabalhava e pagava impostos, ou seja, eles sustentavam os outros dois grupos. E por que então eles não mudavam de grupo? Porque nessa época o grupo a que cada indivíduo pertencia era decidido no nascimento: filho de nobre = nobrezinho, e assim por diante. O curioso é que com o tempo alguns burgueses conseguiam ter tanta grana quanto os nobres, mas continuavam sendo burgueses por causa de sua origem. Já pensou se a moda pega? Se seu pai fosse médico você teria que ser médico... Ah não, né!

Bom, quem governava toda essa galera era o rei, e ele tinha poder absoluto. Por isso chamamos esse período de Absolutismo. As pessoas realmente achavam que o fato de nascerem camponesas ou nobres era algo determinado por Deus, assim como o fato do rei ser rei: era a vontade divina! Esse jeito de organizar a sociedade ficou conhecido como Antigo Regime.

Porém, como vocês estão percebendo, os burgueses não estavam muito contentes com essa situação. Muitos intelectuais e estudiosos da época passaram a questionar: será que a Igreja fala a verdadeira vontade de Deus? Será que Deus é tão injusto a ponto de dar privilégios aos nobres e explorar os camponeses e burgueses? Essas ideias novas eram consideradas perigosas, chegaram a ser censuradas (proibidas), e ficaram conhecidas como Ideias Iluministas, ou Iluminismo ou Ilustração. O século XVIII passou para a História como o século das Luzes, ou seja: o século das novas ideias. Legal, né!

Em alguns lugares da Europa, como na Inglaterra e na França, os reis foram perseguidos e mortos por manifestantes revolucionários que não queriam mais o Absolutismo nem o Antigo Regime. Vamos entender melhor algumas ideias iluministas.

O principal objetivo dos iluministas era fazer com que as pessoas se apaixonassem pelo conhecimento, questionando sua realidade e indo em busca de explicações para ela. Muitos foram os filósofos que refletiram sobre a realidade desse período, vejamos alguns:

Voltaire (1694-1778) - Defendia a liberdade de expressão, criticava o Absolutismo e a intolerância religiosa

Diderot (1713-1784) - Escreveu um resumo de todo conhecimento existente na época. Essa obra ficou conhecida como Enciclopédia, já ouviu falar?

D'Alambert (1717-1783) - Ajudou Diderot com a Enciclopédia

Rousseau (1712-1778) - Também criticava o Absolutismo, achava que o líder (rei ou outro) deveria se submeter à vontade do povo - CONTRATO SOCIAL

Adam Smith (1723-1790) - Criticava a interferência dos reis no comércio. Defendia o Liberalismo, ou seja, a livre concorrência e o livre comércio

Montesquieu (1689-1755) - Criticava o Absolutismo e sugeriu que o poder fosse dividido em 3 partes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Vocês acreditam que até hoje usamos isso?

Preocupados com essas novas ideias, alguns reis resolveram se modernizar para não perder o poder. Esses reis ficaram conhecidos como Déspotas Esclarecidos. (Déspota = ditador, líder). Mas como modernizar o Antigo Regime? Claro que eles não queriam perder o poder, então, passaram a estimular o povo a aprender coisas novas. Surgiram aí as primeiras escolas.

Outra ação dos déspotas europeus foi melhorar o comércio com suas colônias na América, a fim de obter mais lucro, dando a falsa ideia de enriquecimento. Falsa porque os lucros ficavam sempre entre os nobres e não entre os reais comerciantes. Essas intervenções deixaram as pessoas que moravam aqui na América indignadas. Mas esse é um assunto pra outra aula... Respira fundo e senta que lá vem História!



Um comentário:

  1. Prof Joice,
    Amei o blog...pois ñ tinha entendido muito bem a parte do Neocolonialismo e o blog me ajudou bastante!!!
    Bjkss Evelyn 9f

    ResponderExcluir

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...