6 de março de 2016

2016 / 9º ano - AULA 1: "Imperialismo"

E aí galera, preparados para um super ano letivo cheio de babados fortíssimos?

Então, a gente vai começar falando sobre o fim do século XIX, quando o mundo passava por um momento que ficou conhecido como 2ª Revolução Industrial. Lembrando que indústria é quando eu consigo produzir as coisas de um jeito mais rápido, para poder produzir mais, e assim vender mais, sempre com o objetivo de obter lucro. Com essa preocupação, os países da Europa precisavam cada vez mais de matéria-prima para sua produção crescente, e principalmente: MERCADO CONSUMIDOR. Qual a melhor forma de fazer o comerciante falir? Parando de comprar seus produtos. Sendo assim, os países europeus passaram a disputar lugares que pudessem comprar seus produtos e ainda lhes fornecer matéria-prima para continuar produzindo.Só um detalhe: apesar de não estar na Europa, os Estados Unidos também se industrializaram e também entraram na disputa por mercados consumidores, ok?

Essa produção em busca de lucro é uma super característica do que chamamos de Sistema Capitalista. Esse sistema teve várias fases ao longo da história, mas nesse momento nos interessam apenas 2: a do capitalismo industrial - quando a própria produção se sustentava, e o capitalismo financeiro - quando a produção passou a ser sustentada por investimentos externos (como bancos por exemplo). Claro que com toda essa disputa, algumas medidas não muito honestas foram tomadas pelos grandes empresários: TRUSTE - fusão de 2 empresas do mesmo ramo; CARTEL - acordo entre empresas para combater concorrentes; HOLDING - compra de ações de várias empresas por uma outra que passa a comandar o setor.

Toda essa concorrência favoreceu o desenvolvimento de novas tecnologias, em busca de aprimorar e aumentar a produção. Foi nesse período que surgiram as estradas de ferro, os automóveis e o telefone. Mas de que adianta produzir tanto e não ter pra quem vender? Para resolver esse problema, os países europeus dividiram as terras do planeta entre si, passando a controlar esses lugares (nem sempre de forma amigável) a fim de garantir seus lucros. Por isso chamamos esse período de Imperialismo ou Neocolonialismo: lembrem-se que a função do império é sempre expandir; lembrem-se também que colônia é um lugar que depende de outro para sobreviver. Os lugares 'invadidos' nesse período pelos países imperialistas e colonizadores europeus ficavam dependentes e muitas vezes endividados, sendo obrigados a cumprir medidas que só traziam benefícios para a galera da Europa.

É isso aí minha gente, todos foram felizes para sempre... Mentira!!!! Na próxima aula veremos que alguns países europeus não ficaram contentes com essa 'partilha colonial', e por causa disso vão entrar numa guerra perigosa e cruel. Até lá!

4 comentários:

  1. Oi Joice,
    Em primeiro lugar quero dizer que foi muita pena qdo minha filha Myrella do oitavo ano da escola Walfrido me disse que você não seria mais professora dela, pois a admiro muito pela sua paixão em repassar aos seus alunos seu conhecimento. Quero aproveitar para lhe agadecer por ter passado à minha filha um pouco desse conhecimento e que você tenha o reconhecimento que merece por onde passar pois profissionais como você são raros. Continue assim.
    Abraços,
    Janilson

    ResponderExcluir
  2. Olá Janilson, muito obrigada! Que a Myrella continue a ter muito sucesso na sala de aula e na vida... Abração pra vocês!

    ResponderExcluir

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...