16 de março de 2016

2016 / 9º ano - AULA 2: "Primeira Guerra Mundial"

É isso aí: guerra! Pena que não foi só um filme...

Como vimos na outra aula, a Europa passava por um momento de grande desenvolvimento capitalista. As pessoas realmente achavam que o modo de vida europeu era o melhor do mundo. Diziam até que eles tinham a responsabilidade de 'civilizar' os outros povos, levando até eles o jeito europeu de viver. Esse período ficou conhecido como Belle Epoque, que em francês significa Bela Época. Porém, nem tudo são flores...

Toda essa paz na verdade era uma máscara para os reais conflitos que existiam entre os países europeus há algum tempo. Imaginem se um império vai ser amigo de outro??? Seguem aí 4 problemas que estavam por baixo dos panos da Belle Epoque:

1. Conflitos imperialistas - Alemanha e Itália estavam crescendo economicamente e incomodando o poder de Inglaterra e França

2. Política de Alianças - para se defender dos concorrentes, os países europeus assinavam acordos de proteção mútua (Tríplice Entente e Tríplice Aliança)

3. Corrida Armamentista - as novas tecnologias faziam com que a produção de armas também aumentasse

4. Nacionalismo - muitos territórios na Europa eram dominados por povos distintos. A Sérvia por exemplo, era dominada pelos turcos. Isso fez com que esses povos dominados se indignassem em busca do fortalecimento de sua nação, gerando novos conflitos.

Essa região da Sérvia abrigava outros territórios, como Bósnia e Kosovo, e era conhecida como Península Balcânica, ou Bálcãs. Todo mundo estava de olho nos Bálcãs por causa da disputa territorial (lembra da aula passada? A galera queria mercado consumidor!). Então os países da Europa passaram a se meter na política dessa região. Era uma confusão só! Em 1914, o herdeiro do trono Austríaco estava na região e foi assassinado por um sérvio, pronto: por causa daquelas alianças (política da pré-escola), cada um tomou as dores de seus aliados e começava a Primeira Guerra Mundial.

Foram muitas batalhas sangrentas, cheias de armas modernas e novas táticas de guerra, como as trincheiras, que mataram milhares de pessoas. Em 1917 os Estados Unidos entraram na Guerra ao lado da França e da Inglaterra, colaborando para que Itália, Alemanha e Áustria se rendessem em 1918, quando a guerra chegou ao fim.

No meio dessa confusão, também em 1917, a Rússia (que estava ao lado da França e Inglaterra) abandonou o conflito. Quer saber por que? Então não perca a Aula 3... Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...