4 de abril de 2016

2016 / 9º ano: AULA 3 "Revolução Russa"

O que será que deu na cabeça dos russos pra abandonarem uma guerra mundial antes dela acabar? Bem, a situação na Rússia não era das melhores. Vocês acreditam que em pleno século XX eles ainda eram governados por um czar (como se fosse um rei que mandava em tudo e em todos)? Mas a partir da metade do século XIX, o czar Alexandre II começou a fazer umas reformas para que a Rússia se industrializasse como seus vizinhos europeus. Claro que essas reformas não favorecem aos mais pobres, os servos, que se indignaram mas tiveram que aceitar, depois de violentos conflitos com as tropas do governo.

Enquanto os camponeses não tinham terra - para plantar e morar - nem comida, a Rússia foi se industrializando. Mas com que dinheiro? Empréstimos! A população não aceitava essa situação calada, e várias manifestações, como greves, aconteciam com frequência. Em 1905 aconteceu uma dessas manifestações. O conflito foi tão violento que ficou conhecido como Domingo Sangrento. A partir de então, a sociedade começou a se organizar contra o governo, e criou grupos para representar politicamente a galera mais pobre. Esses grupos eram chamados de SOVIETES.

Em busca de ampliar sua influência no mercado mundial, a Rússia entrou na Primeira Guerra Mundial, ao lado da Inglaterra e da França. Lembrem-se que todo país que entra em guerra pára de produzir comida e começa a produzir armas. Sendo assim, a população da Rússia, que já passava fome, viu sua situação piorar durante a guerra. Os operários criaram, então, um Partido Político que defendia o fim do capitalismo na Rússia (ou seja, chega de produzir para ter lucros enquanto os mais pobres passam fome), e implantar o Socialismo: dividindo as riquezas igualmente para toda a população.

Mas o partido se dividiu porque dentro dele as pessoas pensavam de maneira diferente: de um lado ficaram os Bolcheviques (maioria), liderados por Lenin; e de outro ficaram os Mencheviques (minoria), liderados por Plekhanov.

Em 1917 quem governava a Rússia era o czar Nicolau II. Nesse ano os Mencheviques conseguiram dar um golpe de Estado e assumiram o poder, depondo o cazar. Mas a crise continuou: a Rússia continuava gastando com a guerra e a população continuava sofrendo com os preços altos e a falta de comida. Em outubro do mesmo ano, os Bolcheviques tomaram o poder e tiraram a Rússia da guerra, implantando o Socialismo e distribuindo as riquezas do país para a população. Quem assumiu o poder foi o bolchevique Lenin.

Quando Lenin morreu, em 1924, iniciou-se uma disputa política entre Trotsky e Stalin. Stalin acabou vencendo essa disputa, se tornando um ditador excêntrico até sua morte em 1953. Durante a ditadura stalinista, os países próximos à Rússia que passavam por problemas parecidos aderiram à Revolução Socialista e passaram a compor o que ficou conhecido como União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, e os opositores do governo foram perseguidos e mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...