2 de setembro de 2015

8º ano / 2015 – AULA 9 “Revoluções na Europa do século XIX”



E aí, minha gente: que confusões no Brasil, hein! Nesta aula veremos que a Europa também estava bem confusa... Vamos nessa!

Depois da Revolução Francesa (1789) e do governo de Napoleão Bonaparte na França, as coisa mudaram um pouco:

* O Antigo Regime (aquele jeito antigo de viver: nobreza, clero e camponeses) deixou de existir;

* Alguns camponeses passaram a se dedicar ao comércio e até enriqueceram por isso, passando a serem chamados de burgueses;

* Esses burgueses, que queriam vender cada vez mais, passaram a inventar formas de produzir cada vez mais (Revolução Industrial);

* Os países e territórios invadidos por Napoleão passaram a se unir mais para se proteger.

Todas essas transformações permitiram que a Itália e a Alemanha, por exemplo, que eram apenas territórios dominados por outros países e por senhores feudais, se juntassem e passassem a ser um país.

Outra coisa interessante foi o surgimento das cidades e da vida urbana: os burgueses inventaram máquinas que produziam mais que os seres humanos, mas essas máquinas tinham que ficar em locais apropriados devido ao seu tamanho e ao seu funcionamento. Esses locais apropriados são chamados de fábricas. Os camponeses que restaram passaram a trabalhar nas fábricas dos burgueses, mas eles moravam longe. Por isso nesse período, muitos camponeses saíram dos campos para morar mais perto das fábricas. Essas moradias em volta das fábricas deram origem ao que chamamos de CIDADE. Essa mudança de moradia também tem um nome: MIGRAÇÃO.

Os burgueses também alcançaram outra conquista: conseguiram liberdade para fazer seu comércio, inclusive com outros países, tendo cada vez lucro. Essa liberdade de comercializar sem o governo chama-se LIBERALISMO.

O problema é que os trabalhadores das fábricas, chamados de OPERÁRIOS, estavam sendo cada vez mais explorados pelos burgueses. Isso fez com que várias revoltas e idéias surgissem nesse período. O ano de 1948, por exemplo, foi o ano em que mais havia revoltas por toda a Europa.

Entre as idéias que surgiram destacamos:

* SOCIALISMO UTÓPICO – um grupo de pensadores que acreditava que o lucro do comércio e das fábricas deveria ser dividido com os operários, mas quem faria essa divisão seriam os donos das fábricas. Vocês acham que os donos iam querer isso? Claro que não! Por isso é utópico: utopia significa algo que nunca vai acontecer, ou que muito dificilmente vai acontecer.

* SOCIALISMO CIENTÍFICO – um grupo de pensadores que acreditava que o lucro do comércio e das fábricas deveria ser dividido com os operários, mas quem faria essa divisão seriam os próprios operários, através de uma revolução e manifestações, como protestos e greves. Um cara muito famoso que defendia essas idéias chamava-se KARL MARX (na tarefa vocês vão pesquisar sobre ele!).

* ANARQUISMO – havia ainda um grupo mais revolucionário, que acreditava que o povo deveria se organizar sem o governo. Eram os anarquistas, que queriam a ausência do Estado.

Mas todas essas idéias foram vencidas pelo CAPITALISMO: política econômica que CONCENTRA as riquezas nas mãos de poucos, ou seja, nas mãos dos donos das fábricas. Em alguns país do mundo podemos observar uma tentativa de socialismo, como na China e em Cuba, mas a maior parte dos países do mundo hoje são capitalistas.

Além de todos esses problemas econômicos, a sociedade também passava por transformações. Com tantos produtos fabricados para serem consumidos, as pessoas passaram a questionar a própria existência, o prazer e até a religião.

Começou uma coisa chamada SECULARIZAÇÃO, que é a separação da religião e do governo. Com tanto desenvolvimento tecnológico nas fábricas, as pessoas passaram a estudar mais, e perceberam que, apesar da vontade de Deus, as coisas poderiam ser explicadas pela CIÊNCIA. Um grande cara que estudou muito nessa época foi CHARLES DARWIN (você também vão pesquisar sobre ele na tarefa!).

Na próxima aula veremos o que estava acontecendo nos EUA durante esse período que estamos estudando... Espero vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...