7 de junho de 2016

2016 / 9º ano: AULA 4 "República no Brasil"

No fim do século XIX, o Brasil era governado por D. Pedro II, ou seja: éramos um império. Durante seu governo, o Brasil cresceu bastante, principalmente por causa das plantações e exportações do café. Quem trabalhava nessas plantações eram os escravos descendentes de africanos. Mas, depois de 4 séculos de escravidão, essa exploração passou a ser questionada, não só por 'dó' dos escravos, mas principalmente porque os países industrializados, como a Inglaterra por exemplo, precisavam de mercado consumidor. Como escravo não tem salário, ele não podia consumir, então deixou de trazer benefícios. No ano passado você estudou algumas leis que contribuíram para que, aos poucos, a escravidão acabasse no Brasil: Lei Eusébio de Queiroz, Lei do Ventre Livre, entre outras. Com a Guerra contra o Paraguai (1864-1870), muitos escravos foram libertados para participar dos combates, mesmo assim as elites brasileiras não queriam que a escravidão acabasse. Aos poucos o trabalho escravo foi sendo substituído pelo trabalho de imigrantes vindos da Europa. Finalmente em 1888 a escravidão foi abolida no Brasil. Mas isso não resolveu o problema dos escravos, que ficaram excluídos da sociedade, alguns até sem trabalho.

As elites ficaram indignadas com a abolição, e assim, apoiadas pelo exército, no dia 15 de novembro de 1889 o Brasil deixava de ser uma MONARQUIA e se tornava uma REPÚBLICA, sendo D. Pedro II obrigado a embarcar para Portugal. A primeira fase do período republicano é conhecida como República da Espada (1889-1894), porque nessa fase o Brasil foi governado por membros do exército. Nosso primeiro presidente foi Deodoro da Fonseca, um marechal do exército, e em 1894 houve a primeira eleição. Começa, então, o período chamado República das Oligarquias (1894-1930), popularmente conhecido como República Café-com-Leite, que recebeu esse nome porque todos os presidentes estavam ligados às elites produtoras de café (em São Paulo) e produtoras de leite (em Minas Gerais).

Durante a República Café-com-Leite foram muitos os abusos das elites como o Voto do Cabresto, o Coronelismo e as repressões violentas às revoltas populares. Em 1930, a Política Café-com-Leite sofreu uma revolta: um desentendimento entre as elites de São Paulo e Minas Gerais que provocou uma grande manifestação popular, colocando um homem muito interessante no poder: GETÚLIO VARGAS.

ATIVIDADES EM SALA
1.    Vocabulário Temático (livro didático páginas 60 a 76)
a)      Oligarquia
b)      Voto censitário
c)      Guarda Nacional
d)      Coronelismo
e)      Voto do cabresto

f)         Política dos Governadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...