4 de abril de 2016

2016 / 8º ano: AULA 3: “Colonização e Independência dos Estados Unidos”

E aí, minha gente! Espero que estejam curtindo as aulas... Vamos encarar os efeitos do pensamento iluminista fora da Europa?

Vamos começar falando da América Inglesa, alguém sabe que lugar é esse? No ano passado você deve ter estudado o período em que um pessoal saiu da Europa em direção à América em busca de riquezas e da ampliação do comércio. Por isso essas medidas ficaram conhecidas como MERCANTILISMO. Bom, muita gente saiu da Europa: Portugueses, Espanhóis, Franceses, Ingleses... Cada um desses caras veio pra um lugar diferente da América. Mas como saber pra onde cada um veio? É só reparar no idioma: no Brasil, por exemplo, nós falamos português, o que quer dizer que fomos colonizados por portugueses; nos Estados Unidos fala-se o inglês, podemos concluir que eles foram colonizados pelos ingleses. Por isso chamamos essa parte da América de América Inglesa. Resumindo: nesta aula vamos conversar sobre a colonização, a independência e a expansão territorial dos Estados Unidos!

A Inglaterra não era muito rigorosa com suas colônias americanas, até porque muitos ingleses saíram da Europa fugidos, em busca de uma vida melhor. Esse pessoal não queria voltar para a Inglaterra, o que tornava a situação complicada: eles não queriam só explorar mas também povoar o continente americano.

Em 1756 aconteceu uma guerra entre a França e a Inglaterra por causa de territórios na América (Estados Unidos). Apesar de ter vencido, a Inglaterra ficou muito endividada, e acabou aumentando os impostos cobrados dos colonos americanos para tentar sair do vermelho. Resultado: a galera que morava aqui na América ficou indignada e começou a reclamar. No começo as reclamações eram formais: cartas, ofícios, manifestações por escrito... Mas a Inglaterra não queria nem saber de negociar com os colonos.

Começaram, então, algumas manifestações mais diretas. Exemplo disso foi o episódio conhecido como "A Festa do Chá de Boston", quando colonos revoltados com as medidas tomadas em relação ao comércio de chá, se disfarçaram de índios e jogaram todo o carregamento de chá dos navios ingleses no mar. Aí o bicho pegou!

A Inglaterra não podia deixar barato, e implantou medidas ainda piores, inclusive colocando o exército inglês na colônia. Não deu outra: no dia 04 de julho de 1776 os colonos escrevam e aprovaram sua Declaração de Independência. Depois de uma guerra violenta (assista o filme 'O Patriota', que mostra esse conflito), a Inglaterra reconheceu a independência e nascia um novo país chamado Estados Unidos da América, pautado em ideias iluministas de liberdade e igualdade. Menos em relação aos escravos, claro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...