7 de junho de 2016

2016 / 9º ano: AULA 7 "A Era Vargas"

Bora falar de Brasil, minha gente? Da última vez que conversamos vimos que o Brasil virou uma República, que é o que nós somos até hoje, mas no começo os presidentes não eram escolhidos pela maioria, ou seja: não éramos uma democracia – será que agora somos? Em uma República, o presidente é escolhido pela galera, mas nem sempre ela maior parte. Vimos que o voto censitário era aquele baseado na renda, ou seja: desempregado não votava. Além disso, mulheres também não votavam, nem analfabetos – que eram a maior parte da população.

Pra ajudar, o voto não era secreto, então rolava aquele esqueminha entre os chefões de São Paulo e os chefões de Minas, conhecido como Café-com-Leite, e que impedia que as poucas pessoas que votavam expressassem o que realmente queriam.

Em 1930 o esqueminha caiu: Washington Luis presidente do Brasil na época, decidiu indicar outro cara de São Paulo para as eleições, mas era a vez de Minas entrar na jogada. Daí o governador de Minas Gerais ficou louco: armou o troco com outros estados brasileiros e indicou Getúlio Vargas, do Rio Grande do Sul, e João Pessoa, da Paraíba, como candidatos à presidente e vice.

Vargas propunha em seu discurso um monte de transformações: voto secreto, nacionalização das indústrias, leis trabalhistas – lembrando que a Crise Econômica de 1929 tinha atingido diretamente os cafeicultores e empresários do Brasil causando muito desemprego.

Às vésperas da eleição, João Pessoa foi assassinado. Nossa: daí o bicho pegou: em 03 de outubro de 1930 saiu uma galera liderada por Vargas em direção ao Rio de Janeiro que era a capital do Brasil na época – começava a Era Vargas.

A gente divide o governo de Getúlio Vargas em 3 fases, vamos ver cada uma delas agora!

A primeira fase chamamos de GOVERNO PROVISIÓRIO, porque ele dizia eu ia governar só até deixar o Brasil redondinho. Não foi o que aconteceu: em 1932 já fazia 2 anos que ele estava no poder, e nada de rolar uma constituição com leis mais interessantes e tals.

Em São Paulo, a galera pirou: surgiu um movimento chamado Frente Única Paulista exigindo a Constituição e o cumprimento de todas as propostas de Vargas. Rolou até um stress porque 4 caras, Martins, Mirgaia, Dráusio e Camargo, tacaram a sede de um jornal que só falava bem do Vargas, e esses 4 caras foram mortos. Depois disso os protestos viram uma Revolução, que foi duramente reprimida – até hoje o dia 09 de julho é feriado no estado de São Paulo em homenagem à Revolução Constitucionalista.

Apesar de tudo isso, finalmente Vargas escreveu uma nova constituição, que foi aprovada em 16 de julho de 1934. Começa a segunda fase do governo de Vargas, quando ele foi eleito por voto indireto para colocar a nova constituição em prática e organizar as primeiras eleições.

Essa nova constituição estava cheia de novidades: voto secreto, voto feminino, justiça eleitoral, nacionalização das indústrias, ensino primário gratuito e as famosas leis trabalhistas. Era mudanças importantes mas nem todo mundo concordava com tudo aquilo. O Integralistas, por exemplo, liderado por Plínio Salgado preferiam um governo mais autoritário, no estilo Hitler mesmo, com censura e tudo. Já o Aliancistas, liderados por Luis Carlos Prestes, preferiam um governo mais popular, com reforma agrária e outros benefícios para a população, e eles chegaram até a fazer um movimento grande conhecido como INTENTONA COMUNISTA, o nome já diz tudo né...

Se aproveitando dessa ‘ameaça’ comunista – lembrando que o comunismo era visto como algo muito perigoso, lembrando que não tinha internet pra procurar saber o eu realmente era comunismo, lembrando que mesmo que tivesse internet, a maior parte da população era analfabeta e não ia conseguir pesquisar... enfim: lembrando que o conhecimento liberta e nessa época a galera não tinha conhecimento – Vargas colocou em prática o Plano Cohen: uma carta falsa ameaçando a implantação do comunismo no Brasil após a eleições de 1937. Vargas, então resolve ‘proteger’ o país dessa ameaça, e suspende as eleições até que o perigo se afaste. Começa a terceira fase de seu governo, conhecida como Estado Novo ou ditadura.

Apesar de todos esses golpes, Getúlio Vargas fez umas coisas legais: criou o Conselho Nacional de Petróleo, A Companhia Siderúrgica Nacional, a Hidrelétrica do São Francisco, a Companhia Vale do Rio Doce, a Consolidação das Leis Trabalhistas... O problema é que como toda ditadura perseguia seus opositores e fazia forte propaganda de si mesma através do Departamento de Imprensa e propaganda.

Em 1945, quando acabou a Segunda Guerra Mundial, os opositores de Vargas ganharam força principalmente porque tínhamos enviado soldados para combater um ditador na Alemanha e alimentávamos um ditador brasileiro. E assim Vargas foi deposto. Alguns grupos queriam sua permanência, os Queremistas, mas as eleições aconteceram E Eurico Gaspar Dutra, que defendia um projeto bem ‘getulista’ foi eleito.


Mas vocês pensam que esse foi o fim de Vargas? Não não não: acompanhe as próximas aulas pra vocês descobrirem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...