7 de junho de 2016

2016 / 9º ano: AULA 6 "Nazifascismo e 2ª Guerra Mundial"

Após a crise de 1929, a inflação e a dívida externa dos países europeus se agravou muito. Essa situação de desespero fez surgir líderes radicais com propostas ousadas de recuperação. Na Itália, Mussolini acreditava que o nacionalismo extremo era o caminho para a recuperação, e, em 1922, deu início à uma ditadura que perseguia, prendia e assassinava seus adversários.

Na Alemanha, Hitler também impôs seu nacionalismo: em 1933 iniciou uma ditadura cruel que queimava livros, demitia e perseguia ‘inimigos’, mas não cumpria as promessas de reforma agrária e valorização salarial. Juntos, Hitler e Mussolini investiram em propaganda, fortaleceram a indústria e o exército, e descumpriram o Tratado de Versalhes.
Enquanto isso, do outro lado do mundo, o Japão, que também estava fortalecendo sua indústria e precisava de matéria-prima e mercado consumidor, juntou-se aos ideais imperialistas da Alemanha e da Itália, invadindo territórios da China e dos Estados Unidos, formando com Hitler e Mussolini o bloco que passou a ser chamado de EIXO.
Depois de invadir a Tchecoslováquia, em 1939, Hitler invadiu a Polônia. A Inglaterra reagiu declarando guerra, e as batalhas começaram: os alemães invadiram e conquistaram vários países da Europa, inclusive a França, mas fracassaram diante da aviação inglesa, e passaram a investir a leste, ameaçando o poder de Stalin na União Soviética (URSS). Com a tática da ‘terra arrasada’, os soviéticos conseguiram vencer os alemães em 1942 na Batalha de Stalingrado.

Enquanto isso, 1941 o Japão atacou um território pertencente aos Estados Unidos no Oceano Pacífico. Em 1942 o Brasil, após ter vários navios afundados pelos alemães, aliou-se aos Estados Unidos. Formava-se assim o grupo dos ALIADOS.
Em 1945, finalmente os Aliados conseguiram vencer a Itália e a Alemanha. Hitler e sua esposa suicidaram. Mas o Japão não se rendeu: mesmo enfraquecido continuou resistindo com pilotos suicidas, chamados de CAMICASES, atirando sobre os navios americanos. Os Estados Unidos lançaram, então, 2 bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagazaki, em uma desastrosa e cruel demonstração bélica. Era o fim definitivo da Segunda Guerra Mundial.

ATIVIDADES EM SALA:

1.    Explique a origem do FASCISMO. (livro didático página 104)
2.    Explique os princípios básicos do NAZISMO. (livro didático página 107)

3.    Explique as causas da Guerra Civil Espanhola (1936-1939) (livro didático página 110)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...