18 de setembro de 2012

9º ano / 3º bimestre – AULA 2 “Guerra Fria”




Olá queridos!

Na última aula vimos um pouco do Brasil até 1945. Nesta aula veremos um pouco do que estava acontecendo no mundo depois desta data, ou seja: quando acabou a Segunda Guerra Mundial.

Com o fim da Guerra, os países aliados (vencedores) se reuniram e decidiram dividir o mundo em zonas de influência, para evitar um novo conflito. A Alemanha, considerada a causadora da guerra, teve seu território dividido entre os 4 países aliados. O problema é que esses países não concordavam muito com relação ao jeito de cuidar da economia. Enquanto a França, a Inglaterra e os EUA defendiam o CAPITALISMO (concentração de riquezas), a URSS defendia o SOCIALISMO (distribuição das riquezas). Na Alemanha a desavença foi tão grande, que em 1962 foi construído um muro dividindo a cidade de Berlim (capital da Alemanha): do lado Ocidental adotou-se o capitalismo e do lado Oriental adotou-se o socialismo. Em todo o mundo os países passaram a ter que decidir entre essas duas correntes econômicas (na próxima aula veremos que isso deu guerra em vários territórios, como no Vietnã, na China e em Cuba, por exemplo). Isso deu origem a um novo conflito, que ficou conhecido como Guerra Fria.

A Guerra Fria recebeu esse nome porque não houve um confronto armado entre esses países, mas as ameaças eram assustadoras! Quase que o mundo acaba mesmo...

De um lado, a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte, criada em 1949) se preparava para combater os soviéticos, e de outro o Pacto de Varsóvia (criado em 1955) se preparava militarmente também para combater os capitalistas. Esse preparo militar promoveu o desenvolvimento de muitas armas, muito mais poderosas que as bombas atômicas. Em 1962, por exemplo, aconteceu um episódio que ficou conhecido como crise dos mísseis: os EUA instalaram mísseis de longo alcance na Turquia direcionados para a União Soviética; em contrapartida a URSS instalou mísseis em Cuba, direcionados para os EUA. No mundo inteiro as pessoas ficaram atemorizadas: se os mísseis fossem acionados talvez não estivéssemos aqui hoje...

A ONU (Organização das Nações Unidas, criada em 1945) conseguiu pacificar a situação, mas as ameaças continuaram de maneira velada (disfarçada) através da propaganda e da corrida espacial.

A corrida espacial foi a disputa entre EUA e URSS para ver quem tinha mais tecnologia para explorar o espaço (universo). Por que isso? Vamos refletir: se eu tenho tecnologia para construir um foguete capaz de sair do planeta, imagina o poder que os meus mísseis têm?  Então, quem deu início à corrida foi a URSS que em 1957 conseguiu enviar o primeiro ser vivo para fora do planeta – a cadela Laika, que voltou vivinha da silva. Em 1961 a URSS seguia na frente: conseguiu enviar o primeiro ser humano para fora do planeta: o astronauta Yuri Gagarin. Mas em 1969 os EUA deram um golpe fatal: além de enviar um ser humano para fora do planeta, ainda fizeram esse ser humano pisar na lua. Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na lua, oficializando a vitória dos EUA sobre a URSS. Mas até hoje ainda tem gente que duvida que esse fato tenha acontecido... Será?

Em relação à propaganda, os dois governos (EUA e URSS) tentavam promover seus estilos de vida, principalmente os EUA que investia em empréstimos para países ‘amigos’ (como o Brasil!), divulgava produtos inovadores na tentativa de ganhar consumidores (Mc Donald’s e Coca-Cola), produzia filmes exaltando características estadunidenses, e, assim como a União Soviética, se aproveitava de eventos coletivos, como as Olimpíadas, para promover o próprio país.

Mas em todo o mundo, as pessoas começaram a refletir sobre esse conflito e ver o que estava por trás de tudo isso. Esse é o assunto da nossa próxima aula.... Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...