17 de setembro de 2012

6º ano/3º bimestre - AULA 3 "Roma - PARTE 1"


E aí, minha gente!

Nesta aula vamos ver o surgimento de um Império maior que o Império de Alexandre: o Império Romano!

Mas o Império Romano não era grande desde sempre, né... No começo, Roma era uma cidadezinha de nada. Tem até uma história lendária (que ninguém sabe se é mesmo verdade) sobre o surgimento e a fundação da cidade de Roma (TAREFA pra vocês: pesquisar essa lenda).

O fato é que na região da Península Itálica, onde fica a cidade de Roma, tinha um monte de gente morando, como na Grécia lembra? Tinha um povo chamado ETRUSCOS, que viviam de comércio e navegações; tinham os povos itálicos, como os latinos e os sabinos, que viviam de pastorear e caçar; tinham os gregos, na verdade colônias gregas; e ainda a galera do norte da África, de uma cidade chamada Cartago.

Depois de um tempo, os etruscos passaram a dominar a região e se organizaram como um reino. Chamamos esse tipo de governo de MONARQUIA, porque é só uma pessoa que manda. Na sociedade dos estruscos tinha os PATRÍCIOS, que eram a galera da grana descendentes dos fundadores de Roma e os únicos que podiam fazer parte do exército; tinha também os PLEBEUS, que era o pessoal mais pobre que vivia de agricultura e artesanato; tinham os CLIENTES, que eram pessoas cuidadas pelos patrícios – como se fosse uma adoção mesmo (escravos libertos, estrangeiros, filhos ilegítimos); e é claro, tinha os ESCRAVOS que eram os prisioneiros de guerra ou os endividados.

Com o passar do tempo, os patrícios, que faziam parte de um grupo que ajudava o rei a governar chamado SENADO, começaram a deixar os plebeus entrar no exército para poder ampliar o território e ter mais lucro com o comércio. Esses plebeus começaram a ganhar força, e os etruscos enfraquecidos acabaram deixando o poder. Roma passou a ser governada por CÔNSULES: pessoas escolhidas pela galera e que governavam com a ajuda de ASSEMBLÉIAS (grupos de representantes da sociedade). Existiam várias assembléias: a das tribos, das centúrias e é claro: dos plebeus.

Mais uma vez o tempo passou, e Roma estava cada vez organizada. O território aumentou com as guerras e a galera do exército era adorada pela população. Todo mundo curtia os militares! Esses militares começaram a ganhar forma e....

Na próxima aula eu conto!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...