18 de setembro de 2012

8º ano / 3º bimestre – AULA 4 “Expansão Territorial dos EUA”




E aí, galera: última aula do bimestre!!!!!!!!

Enquanto o Brasil passava de D. Pedro I para os Regentes e para D. Pedro II, enquanto a Europa estava cheia de idéias inovadoras e desenvolvimento industrial, os EUA estava em busca de ampliar o território e se desenvolver para dominar o mundo!

No início do ano estudamos que os EUA eram uma colônia da Inglaterra, e o território deles eram só uma ‘tripinha’ no litoral do Oceano Atlântico com 13 colônias. Depois da independência (já estudamos isso também), eles começaram a se organizar e ficaram ‘safadinhos’: invadiram território que nem eram deles!!!! Coitado do México, que perdeu várias terras pra eles...

Essa conquista de território foi em direção ao Oeste das primeiras 13 colônias, e todo mundo incentivava os mais jovens a invadir o território conhecido na época como Oeste Distante em busca de uma vida melhor para suas famílias e para o país. Esses jovens eram pequenos fazendeiros, e à medida que iam conquistando o oeste destruíam tudo o que viam pela frente, como as florestas e os índios que moravam lá.

Parece cruel, né... Mas pra não parecer tão ‘do mal’ assim, os estadunidenses faziam uma forte propaganda: diziam que os índios eram os vilões e estavam impedindo o desenvolvimento do país; diziam que os COWBOYS (garoto das vacas = vaqueiros = jovens que iam para o oeste) eram os mocinhos e estavam em busca de um sonho; e digo mais: depois de um tempo surgiram até filmes defendendo essa idéia! Esses filmes ficaram conhecidos como WESTERNS (do oeste) ou filmes de FAROESTE (Far West = Oeste Distante).

Enquanto no Oeste havia pequenos fazendeiros com suas famílias, nas colônias do sul dos EUA havia grandes fazendas, com escravos e tudo (como no Brasil!). Mas nas colônias do norte ninguém queria saber de escravos, porque eles estavam investindo em indústria (como na Europa). O que uma coisa tem a ver com outra?

Escravo tem salário? Não. Se eu colocar escravos para trabalhar nas indústrias e nas fábricas, quem é que vai comprar esses produtos? Então é melhor ter trabalhadores assalariados que gastem o pequeno salário em produtos que eles mesmo fabricam: assim o lucro fica concentrado nas mãos dos donos das fábricas (olha o CAPITALISMO aí, gente!).

Em 1860 foi eleito para presidente dos EUA um cara chamado Abraham Lincoln, que era do norte. Primeira coisa que ele fez: decretou a libertação dos escravos de todo o país. Que bonzinho, né...

A galera do sul ficou indignada, porque eles não queriam libertar seus escravos. Quem ia trabalhar nas fazendas?

Esse pessoal do sul resolveu então pedir a separação dos estados do norte para formar outro país. Os estados do norte não aceitaram e invadiram os estados do sul. Começa uma guerra civil (guerra entre pessoas do mesmo país) que ficou conhecida como GUERRA DE SECESSÃO (a palavra secessão significa separação = o sul queria se separar do norte).

Quem venceu essa guerra, em 1865, foram os estados do norte: escravos foram libertados e os EUA passaram a investir na industrialização. O país se desenvolveu tanto que mais tarde se tornou a maior potência do mundo, como é até hoje. Por enquanto, né...

No próximo bimestre vamos ver como ficou o Brasil durante o governo de D. Pedro II e o mundo depois de todas essas mudanças na Europa e nos Estados Unidos. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...