9 de agosto de 2012

9º ano - AULA REVISÃO "Segunda Guerra Mundial"


Texto de Oldimar Pontes Cardoso





Os governos da França e da Inglaterra, ainda traumatizados com a Primeira Guerra, não usaram da força militar para obrigar os alemães a cumprir os termos do Tratado de Versalhes.

O governo soviético estava preocupado com a possibilidade de uma guerra a qualquer momento. Por isso, em 1939, assinou com o governo alemão um tratado de não-agressão. Com base nesse tratado, a Alemanha anexou uma parte da Polônia, a outra parte foi tomada pelos soviéticos.

Como a França e a Inglaterra mantinham com a Polônia um acordo de proteção militar, declararam guerra à Alemanha. Desde 1936, Alemanha, Itália e Japão mantinham uma aliança militar – chamada Eixo - , o que levou também esses outros dois países à guerra.

A União Soviética se manteve fora do conflito até 1941, quando seu território foi invadido por tropas alemãs. Os EUA também se mantiveram fora da guerra até 1941, quando Pearl Harbor, uma de suas bases militares no oceano Pacífico, foi atacada pelos japoneses.

Até 1941, os acontecimentos pareciam indicar a vitória do Eixo contra os aliados. Mas os soviéticos conseguiram impedir o avanço das tropas nazistas nas proximidades de Moscou. Essa ação obrigou os nazistas a recuar e rumar para a cidade de Stalingrado, onde foram vencidos pelos soviéticos.

Do outro lado da Europa, tropas estadunidenses, canadenses e inglesas desembarcaram no litoral da França em junho de 1944, combatendo as tropas nazistas aí estabelecidas. Para ampliar a importância desse acontecimento, ele foi chamado de “Dia D” pelos Aliados.

A derrota em Stalingrado foi um duro golpe nos nazistas, que perderam a fama de invencíveis. Os soviéticos conquistaram Berlim em maio de 1945, pondo fim ao regime nazista na Alemanha.

Em agosto do mesmo ano, depois que os EUA lançaram duas bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki e ameaçaram lançar outra sobre Tóquio, o Japão se rendeu aos Aliados.

Muitos civis que sobreviveram aos bombardeios e batalhas terrestres acabaram vitimados por doenças e pela fome. É importante ressaltar que milhares de civis foram vítimas de campos de concentração, onde eram alojados todos os considerados inimigos potenciais. Os prisioneiros dos campos de concentração eram obrigados a trabalhos forçados, eram utilizados como cobaias em experiências científicas e assassinados em massa quando isso convinha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...