6 de agosto de 2012

6º ano - AULA INTRODUÇÃO "Os Persas"




Texto de Oldimar Pontes Cardoso

Os MEDOS e os PERSAS eram tribos nômades indo-européias originárias da Ásia central. Por volta de 2000 a.C., elas se estabeleceram no planalto iraniano, entre o mar Cáspio e o Golfo Pérsico, região hoje ocupada pelo Irã. Os medos, no começo do século VII a.C., foram os primeiros a constituir um reino centralizado, sob a liderança de Déjoces.
Durante o reinado de Ciaxares (625-585 a.C.), neto de Déjoces, os medos dominaram os persas e outros povos, ampliando as fronteiras do reino. Com o apoio dos babilônios, enfrentaram os assírios e destruíram sua capital, Nínive, em 612 a.C..
Em 550 a.C., o líder persa Ciro rebelou-se contra o domínio dos medos. Em 539 a.C., data aproximada da fundação do Império persa, as tropas de Ciro conquistaram a região da Mesopotâmia. Para capital do império, Ciro mandou construir a cidade de Pasárgada, e dividiu o império em vinte regiões administrativas, chamadas SATRAPIAS, que eram ligas por estradas
Na Mesopotâmia, Ciro tratou com generosidade os povos escravizados pelos babilônios, permitindo que os hebreus submetidos ao cativeiro de Babilônia voltassem para a Palestina.
No século IV a.C., uma nova potência, a Macedônia, desafiou o Império persa. Seu rei, Filipe II, dominou a Grécia em 339 a.C. Em 331 a,C., as tropas do filho de Filipe II, Alexandre, conquistaram o Império persa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...