13 de agosto de 2012

6º ano/3º bimestre - AULA 1 "Grécia - parte 1"


 
Olá queridos, vamos à Grécia?

Começamos nossa aula lembrando que atualmente existe um país chamado Grécia, que fica na Europa. Mas essa Grécia que estamos citando aqui é a Grécia Antiga: uma região que ocupava um território maior e que era organizada de um jeito bem diferente.

A Grécia Antiga pode ser divida em 3 regiões: INSULAR (tipo ilha mesmo), PENINSULAR (uma quase ilha, rsrs) e CONTINENTAL (tipo ‘terra firme’, sabe?). Essas regiões eram organizadas em reinos, bem parecidos com os da Mesopotâmia, com camponeses, escribas e até palácios. Mas depois de um tempo, esses territórios foram invadidos por vários povos: aqueus, dórios, jônios e eólios. Esses povos acabaram se misturando, e essa mistura é que deu origem ao que a gente chama hoje de GREGOS.

Depois dessa invasões, os gregos acabaram se organizando em núcleos familiares: tipo cada um com sua família. Esses núcleos eram chamados de GENOS (lembrando GENÉTICA, GENTE, GENEROSIDADE...), e quem mandava nessa galera era o homem mais velho da família.

Mas depois de um tempo o genos foi crescendo e se organizando, dando origem às Cidades-Estado: também chamadas de PÓLIS, eram cidades independentes e bem organizadas. As principais polis eram Atenas e Esparta, e na sua tarefa você vai pesquisar sobre elas, ok?

Como a população continuou crescendo, as polis passaram a dominar outras regiões, que eram chamadas de colônias, e passaram a fazer parte da Magna Grécia.

Na nossa revisão, nós conversamos sobre os Persas, lembra? Então, os persas passaram a disputar território com os gregos. Teve guerra e tudo! Aliás, foram várias guerras, 3 delas foram muito grandes mesmo! Essas guerras ficaram conhecidas como Guerras Médicas, porque os gregos chamavam os persas de MEDOS, mas era puro preconceito. Os gregos conseguiram vencer os persas, e uma das batalhas mais famosas foi a que aconteceu na cidade de Maratona (isso também é tarefa, viu!).

Depois que venceram os persas, as polis gregas passaram a disputar influência e poder, e brigaram entre si. Quem se deu bem nessa guerra, chamada de Guerra do Peloponeso, foi Esparta. Na verdade ela não se deu tão bem assim, porque teve muitos gastos e muito desgaste com a guerra. Se aproveitando desse enfraquecimento, um povo que vivia ao norte dos gregos, os MACEDÔNIOS, dominaram a região: implantaram um novo modo de viver que ficou conhecido como helenismo. O principal líder deles é muito famoso: Alexandre, o Grande... Mas isso é assunto para a próxima aula – até lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...