22 de fevereiro de 2012

6º ano - AULA 4: "Registros Escritos"

E aí, minha gente: última aula do bimestre hein...

Como vimos na aula passada, a necessidade de organização fez com que a escrita se desenvolvesse por volta do ano 4.000 a.C., mas é claro que antigamente a escrita não era como hoje.

Pra começo de conversa, escrita não significa alfabeto e sim representar idéias por sinais. Isso quer dizer que esses sinais não precisam ser letras. Eles podem ser desenhos ou símbolos, desde que tenham algum significado. Olha como as palavras se parecem: símbolo, signo, sinal, significado... Tudo quer dizer representação, ou seja, apresentar algo novamente e de um jeito novo. O jeito novo nesse caso é a escrita, porque antes a comunicação só se fazia ela fala.

Além da diferença em relação aos símbolos, no princípio a escrita não era feita em papel, como hoje. Até porque, esse papel que usamos hoje é uma invenção recente. Mas eles escreviam sobre o que então? Isso variava de acordo com o povo e com o lugar onde viviam. Seguem alguns exemplos: seda, bambu, cascas de árvore, algodão, folhas, tábuas de barro, peles de animais e até ossos.

Esses materiais são chamados de Suportes da Escrita, porque servem se superfície para os registros. Entre esses suportes, os mais famosos foram o papiro e o pergaminho. O Papiro era feito de tiras cortadas das hastes de uma planta aquática. Já o Pergaminho era a pele de um animal, como o cordeiro.

Com o tempo, a escrita começou a ser usada por muitas pessoas, e começou a ficar dificil explicar os símbolos o tempo todo. Por isso algumas regiões começaram a usar os mesmos símbolos para não se confundir. Surgia o alfabeto. Se você reparar, o alfabeto é um conjunto de símbolos, e quando você lê ou escreve é como se fosse estivesse decifrando um código. O ser humano é muito criativo, não mesmo?

Mas atenção: muito antes da escrita os seres humanos já registravam sua história. Porém esses registros não serviam para uma organização, e sim para mostrar algo do cotidiano. Podemos chamar isso de arte: toda vez que demonstramos o que pensamos ou o que sentimos através de desenhos, músicas ou gestos chamamos isso de manifestação artística.

No próximo bimestre conversaremos sobre as primeiras civilizações da humanidade: como viviam, como se organizavam, e o que existe nos dias de hoje que foi inventado por elas. Espero vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...