21 de fevereiro de 2012

6º ano - AULA 1: "Percepção do tempo"

E aí, minha gente: bem-vindos ao Mundo Fantástico da História da Humanidade! Um lugar imaginário cheio de maravilhas que se misturam com a nossa vida real, e nos transforma em heróis, vilões e principalmente: em investigadores do passado, do presente e do futuro. Preparados para essa aventura, detetives?

Vamos começar falando de um dos elementos mais preciosos para o ser humano, na verdade é a chave para descobrir muitos mistérios: o TEMPO.

É incrível como o tempo pode ser visto de formas tão diferentes. Por exemplo: quando estamos assistindo o jornal com nossos pais parece que o tempo não passa; mas quando estamos brincando com nossos amigos parece que o tempo voa. Por que será?

Na verdade, essa pergunta não tem uma resposta correta e sim várias respostas. O fato é que para não criar confusão, a gente organiza o tempo em vários pedacinhos para conseguir viver em sociedade, ou seja, em grupo. Esses pedacinhos são as horas, os dias, os meses, os anos, os séculos... Assista o vídeo para entender melhor algumas dessas divisões: http://www.youtube.com/watch?v=QrRDgr7rs74&feature=fvsr. Mas atenção: cada povo mede o tempo do jeito que acha melhor e de acordo com suas necessidades, afinal, somos todos muito diferentes uns dos outros. E vários instrumentos nos ajudam a medir o tempo, como o calendário, o relógio, a ampulheta...

É incrível também como o tempo comanda tudo o que fazemos. É através dele que sabemos quando é melhor plantar, quando é melhor caçar, quando é melhor descansar...

Agora vem a parte chata: como vivemos em uma sociedade, precisamos marcar o tempo de acordo com o que o grupo em que vivemos acha melhor. Por exemplo, o século. O século é um conjunto de 100 anos. Momento da Matemática agora: nós já estamos no ano 2012. Quantas vezes o número 100 cabe dentro de 2012? Vinte vezes e meia, porque não é uma conta exata não é mesmo? Então dizemos que estamos no século 21.

Para facilitar, tem uma conta bem mais simples: para saber o século de cada ano é só olhar a primeira dezena do ano. Exemplo: 1900. A primeira dezena é 19. Se o ano terminar em 00, o século corresponde à primeira dezena, ou seja 19. Mas se o ano for incompleto, por exemplo 1985, o século corresponde à primeira dezena mais 1. Então temos: 19 + 1 = 20. Portanto o ano de 1985 pertence ao século 20. Vamos fazer uns exercícios para treinar isso, ok?

Para finalizar, os séculos são representados por números romanos (aqueles que mais parecem letras do que números). Então vamos às letras mais usadas: letra I = número 1; letra V = número 5; letra X =  número 10.

Se você não tiver entendido, deixe um comntário com a sua dúvida, ok?

Na próxima aula aprenderemos formas de descobrir vestígios (marcas/lembranças) do que aconteceu no tempo que já passou. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...