21 de fevereiro de 2012

6º ano - AULA 3: "Pré-História: África e América"

E aí galera, agora sim: vamos mergulhar em uma viagem ao tempo e ver como os primeiros seres humanos surgiram, se espalharam pelo mundo e viveram no início da nossa História. Parece divertido, não?

Vamos começar com um assunto polêmico: o surgimento do mundo e do homem. Independente da sua religião, é importante que você tente entender as várias teorias sobre esse assunto, ok? Lembrando que teoria é quando a gente tenta explicar algo que não viveu, ou seja, não somos testemunhas daquilo mas estudamos e por causa desses estudos consideramos que sabemos o que aconteceu (o que não significa que aconteceu de verdade - confuso não?).

Bom, existem 2 grandes teorias sobre o surgimento do mundo e do homem: o Criacionismo e o Evolucionismo. A palavra Criacionismo vem de criação, isso porque nessa teoria acredita-se que o mundo e o homem foram criados por Deus (aliás essa história é contada em um livro muito famoso chamado Bíblia - vamos falar sobre ele no próximo bimestre). Já o Evolucionismo acredita que o mundo e todos os seres vivos passaram por transformações ao longo do tempo (evolução), até chegarem na forma que conhecemos hoje. Vamos trabalhar em cima dessa teoria, tudo bem?

De acordo com essa teoria, todos os seres vivos tiveram uma origem parecida. Depois foram se agrupando de acordo com suas características físicas. O grupo dos seres humanos é chamado de PRIMATAS, e surgiu na África há cerca de 70 milhões de anos atrás. Desse grupo surgiram vários outros mamíferos, como os macacos, por exemplo. ATENÇÃO: Isso não significa que o homem veio do macaco, e sim que tanto nós como os macacos tivemos a mesma origem. Claro que os primeiros seres humanos não eram como nós. Eles tinham muitas características diferentes, por isso chamamos esses grupos de hominídeos. Com o passar do tempo, os hominídeos foram se desenvolvendo até chegar em algo parecido com o que somos hoje. Cada fase de desenvolvimento recebeu um nome de acordo com as habilidades que fomos adquirindo. Dá uma olhada:

Australopithecus (3,5 milhões de anos) - andavam eretos, sobre os dois pés

Homo habilis (2 milhões de anos) - habilidade de fabricar ferramentas simples de pedra

Homo erectus (1,8 milhão de anos) - mais hábeis, foram provavelmente os primeiros a migrar da África para outros lugares do mundo

Homo neanderthalensis (200 mil anos) - caçador, habitava diferentes regiões do mundo

Homo sapiens sapiens (150 mil anos) - além de caçar e coletar comida, tomou consciência das habilidades que tinha. Essa foi a única espécie que sobreviveu e se desenvolveu: somos nós!

Apesar de não ser muito certo, o período em que o ser humano ainda não registrava o que acontecia com ele é chamado de Pré-História. O correto seria dizer Pré-Escrita, porque não precisa estar escrito para ser história. Esse período é dividido em várias partes, de acordo com as conquistas que o Homo Sapiens ia tendo. Essas partes são chamadas períodos, e nós vamos estudar os 3 principais: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.

O Paleolítico também é conhecido como Período da Pedra Lascada, porque os seres humanos lascavam as pedras para utilizá-las como ferramentas (cortar alimento por exemplo). Nesse período, o homem apenas caçava e coletava. Quando a caça e os frutos acabavam, eles mudavam de lugar. Chamamos de isso de NÔMADE: quando não se tem moradia fixa.

O Neolítico veio depois de uns 40 mil anos. Também conhecido como Período da Pedra Polida, nesse momento o ser humano já sabia que além de lascar, era importante poliar a pedra, para que ficasse mais afiada e funcionasse melhor. Além disso, a partir da observação da natureza, o homem percebeu que as sementes davam origem aos frutos. Começou então a plantar, isso permitiu que ele deixasse de ser nômade, pois agora ele podia controlar a produção de alimentos, não é o máximo?

Há menos de 5 mil anos, o homem percebeu que além da pedra, poderia usar outros materiais como ferramenta, como o ferro e o bronze. Esse período é chamado de Idade dos Metais.

Depois de todo esse desenvolvimento surgiram as primeiras cidades - concentração de grupos de seres humanos que vivem organizados como uma sociedade. Nas cidades o trabalho passou a ser dividido entre homens e mulheres, e principalmente: entre quem tinha mais habilidades com determinadas funções. Com toda essa organização, começaram a surgir os primeiros líderes, e claro, as primeiras grandes guerras. Mas isso é assunto para o 2º bimestre.

Voltando aqui: em que lugar do mundo tudo isso estava acontecendo? A princípio na África e na América. Sabemos que o ser humano surgiu na África, então como veio parar aqui? Existem várias teorias, e as principais acreditam que foi através de regiões congeladas ao norte, ou através de embarcações marítimas a leste. Claro que essa viagem não aconteceu do dia pra noite, mas o fato é que na América temos registros quase tão antigos quanto na África. Observe o mapa: as setas vermelhas indicam os caminhos que o ser humanos pode ter percorrido:





Bom, depois do surgimento das cidades, a necessidade de se organizar era tão grande, que o ser humano passou a registrar o que acontecia com ele para visualizar melhor seu cotidiano. Esse registro nós chamamos hoje de escrita, e é o nosso último assunto do bimestre: vamos embarcar na AULA 4?





Um comentário:

  1. Ótimo! estarei utilizando como uma "colinha" pra complementação de minha aula de hj.
    Mto obgd.

    Mex

    ResponderExcluir

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...