21 de maio de 2015

9º ano / 2015 - "Crise de 1929"

Depois da Primeira Guerra Mundial, a Europa estava arrasada e os Estados Unidos enriquecidos.  Na década de 1920, os Estados Unidos eram a maior economia do mundo principalmente por causa de sua grande produção industrial.

As pessoas passaram, então, a comprar ações na Bolsa de Valores para vender com grande lucro. Porém, muitos empresários aumentavam artificialmente os preços das ações, numa especulação sem limite.

 No final dos anos 1920, o preço das ações já não correspondia à situação real das empresas, e em 24 de setembro de 1929, quando os investidores correram para vender suas ações, descobriram que não havia compradores: os preços caíram, e começou a Grande Depressão.

As 4 principais razões para a crise foram: a concentração de riquezas, o descompasso entre os salários e os lucros, a recuperação econômica da Europa após a Primeira Guerra Mundial, e a crise agrícola. Pode-se dizer que foi uma crise de SUPERPRODUÇÃO, pois havia mais produtos do que mercado consumidor.


Em 1933, o economista KEYNES propôs o NEW DEAL, um acordo no qual o Estado deveria intervir na economia através de obras públicas, destruição dos estoques, controle dos preços, e diminuição da jornada de trabalho. Com essas medidas, o desemprego diminuiu, a indústria e a agricultura recuperaram-se, os salários pararam de cair, e a partir de 1934 a renda nacional dos Estados Unidos voltou a crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...