5 de maio de 2015

9º ano / 2015 - AULA 4 "República no Brasil"

Como vocês bem lembram, no fim do século XIX o Brasil era governado por D. Pedro II, ou seja: éramos um império. Durante seu governo, o Brasil cresceu bastante, principalmente por causa das plantações e exportações do café. Quem trabalhava nessas plantações eram os escravos descendentes de africanos (de várias regiões da África). Mas, depois de 4 séculos de escravidão, essa exploração passou a ser questionada, não só por 'dó' dos escravos, mas principalmente porque os países industrializados, como a Inglaterra por exemplo, precisavam de mercado consumidor. Como escravo não tem salário, ele não podia consumir, então deixou de trazer benefícios. No ano passado você estudou algumas leis que contribuíram para que, aos poucos, a escravidão acabasse no Brasil: Lei Eusébio de Queiroz, Lei do Ventre Livre, entre outras. Com a Guerra contra o Paraguai (1864-1870), muitos escravos foram libertados para participar dos combates, mesmo assim as elites brasileiras não queriam que a escravidão acabasse. Aos poucos o trabalho escravo foi sendo substituído pelo trabalho de imigrantes vindos da Europa (lembrando que a Europa passava por crises e guerras nesse período). Finalmente em 1888 a escravidão foi abolida de uma vez por todas. Mas isso não resolveu o problema dos escravos, que ficaram excluídos da sociedade, alguns até sem trabalho.

Pior que a situação dos escravos era a situação de D. Pedro II: as elites estavam indignadas com a abolição, o exército indignado com a Guerra do Paraguai que só trouxe gastos e nenhuma recompensa, além de tudo isso, a Igreja Católica (na época única do Brasil e influente na política) também estava insatisfeita com o envolvimento do imperador em lojas de maçonaria. E agora?

Em 15 de novembro de 1889 (um ano após a abolição) o Marechal Deodoro da Fonseca deu um golpe de Estado e assumiu o poder: o Brasil deixava de ser uma MONARQUIA e se tornava uma REPÚBLICA, e D. Pedro II foi obrigado a embarcar para Portugal.

Até hoje somos uma República, mas assim como em outros assuntos de História, podemos dividir esse período da História do Brasil em vários pedacinhos para estudarmos melhor. O primeiro pedacinho ficou conhecido como República da Espada (1889-1894), porque nessa fase o Brasil foi governado por membros do exército. Depois de muitas mudanças nas leis
brasileiras (Constituição nova e tudo!), houve a primeira eleição de um cidadão 'sem farda', em 1894: Prudente de Moraes, cafeicultor (elite), que governou até 1898. Começa, então, o período chamado República das Oligarquias (1894-1930), popularmente conhecido como República Café-com-Leite. Recebeu esse nome porque todos os presidentes estavam ligados às elites produtoras de café (em São Paulo) e produtoras de leite (em Minas Gerais). Segue a lista de presidentes até aqui:

1889 - 1891 - Marechal Manuel Deodoro da Fonseca
1891 - 1894 - Marechal Floriano Vieira Peixoto
1894 - 1898 - Prudente José de Morais Barros ( Prudente de Morais )
1898 - 1902 - Manuel Ferraz de Campos Sales ( Campos Sales )
1902 - 1906 - Francisco de Paula Rodrigues Alves ( Rodrigues Alves )
1906 - 1909 - Afonso Augusto Moreira Penna ( Afonso Penna )
1909 - 1910 - Nilo Peçanha
1910 - 1914 - Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca
1914 - 1918 - Wenceslau Brás Pereira Gomes ( Wenceslau Brás )
1918 - 1919 - Delfim Moreira da Costa Ribeiro (Delfim Moreira )
1919 - 1922 - Epitácio da Silva Pessoa (Epitácio Pessoa )
1922 - 1926 - Authur da Silva Bernardes (Arthur Bernardes )
1926 - 1930 - Washington Luís Pereira de Sousa (Washington Luís )

Durante a República Café-com-Leite, foram muitos os abusos das elites, como o Voto do Cabresto (quando os eleitores votavam acompanhados de um jagunço para não 'errarem' o voto); o Coronelismo (quando o poder político local era de um grande proprietário de terra); as repressões violentas às revoltas populares... e assim por diante.

Lembrando: durante esse período aconteceu a Primeira Guerra Mundial, e vocês acreditam que para nós isso não foi tão ruim? Conseguimos aumentar nossa produção e até nossas exportações, porque os países europeus estavam muito ocupados com o conflito. Claro que com tantas mortes, o mundo inteiro acabou perdendo...


Em 1930 a Política Café-com-Leite sofreu uma revolta: um desentendimento entre as elites de São Paulo e Minas Gerais provocou uma grande manifestação popular que colocou um homem muito interessante no poder: GETÚLIO VARGAS. Mas veremos isso na próxima aula, até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...