FONTES: vestígios do passado
TEMPO: forma de relacionar acontecimentos
VERDADES: opiniões e formas de interpretar acontecimentos (vários personagens com visões diferentes sobre o mesmo fato)
HISTÓRIA + disciplinas = estudos completos
Como medir o tempo: 1. observação / 2. instrumentos (calendário/relógio)
Observar o quadro da pag 18 e 19:
-> curta duração: ......................
-> média duração: ......................
-> longa duração: ......................
Como organizar o tempo:
MILÊNIO = 1000 anos
SÉCULO = 100 anos
DÉCADA = 10 anos
ANO = 12 meses
MÊS = 30 dias
DIA = 24 horas
HORA = 60 minutos
AINDA: ESTAÇÕES DO ANO
Os séculos são representados por números romanos. Para saber qual o século representado, conta-se a partir do nascimento de Jesus Cristo (NOSSO CALENDÁRIO)
DICAS:
1. se o ano acaba com 00, o século equivale à 1ª dezena:
1500 = 15 = XV
800 = 08 = VIII
2000 = 20 = XX
2. se o ano NÃO acaba com 00, o século equivale à 1ª dezena + 1:
1492 = 14 + 1 = 15 = XV
476 = 04 + 1 = 5 = V
2011 = 20 + 1 = 21 = XXI
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professora coloca logo a atividade!
ResponderExcluirAss: Georgia (6 ano B)
Professora a atividade do livro não está aki???Não estou achando!!!Bjo adoreii a música!!!
ResponderExcluirAss:Mariana(6 ano A)
Olá Mariana, é só você clicar em "2011", depois em "Março", daí vai aparecer "6º ano - ATIVIDADES da Aula 3". Tente e me avise se conseguiu!
ResponderExcluirOi professora, consegui sim,obrigada!!!!
ResponderExcluirQue bom Mariana! Abraço...
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