30 de março de 2015

2015 / 8º ano: AULA 3 "Colonização e Independência da América Espanhola"

Vamos lá pessoal: o que será que é América Espanhola?
Claro que são os países da América que foram colonizados pela Espanha, né. E como saber isso? Lembra da aula passada: é só dar uma olhada no idioma da galera: todos aqueles países da América que falam espanhol foram colonizados pelos espanhóis. DICA: veja a tabela da Libertadores (aquele campeonato de futebol que só tem times do nosso continente)!
Depois do primeiro século de colonização, lá por volta de 1600 e alguma coisa, começaram a surgir conflitos entre os colonos (que moravam na América) e o pessoal da Europa. Por causa da Revolução Industrial, países como Espanha e Portugal precisavam comprar matéria-prima (barata) para seus produtos industrializados (caros) e precisavam vender esses produtos industrializados (PACTO COLONIAL).
Demorou mais um tempo, e lá pelas primeiras décadas do século XIX, as colônias espanholas lutaram pela independência em relação à metrópole (Espanha). Mas atenção: foram vários acontecimentos e não uma revolução única, não aconteceu de uma hora pra outra.
O pensamento Iluminista (AULA 1), que colaborou para a Independência dos Estados Unidos (AULA 2) se espalhou pelas colônias espanholas: se eles conseguiram se livrar da Europa, porque nós também não podemos?
Além das novas ideias, as lutas pela independência foram comandadas pela consciência das elites coloniais:
- CRIOLLOS = que eram os filhos de espanhóis nascidos na América
- LATIFUNDIÁRIOS = que eram pessoas que produziam em grandes propriedades de terra e exportavam sua produção
- COMERCIANTES URBANOS
Todos esses caras aí de cima não curtiam os CHAPETONES, que eram as elites espanholas, ou seja: os espanhóis nascidos na Espanha mesmo.
O pessoal mais pobre da América, INDIGENAS, MESTIÇOS, HOMENS BRANCOS POBRES, também lutavam contra a metrópole, mas por razões diferentes. O importante é que o pessoal da América se uniu e olha só no que deu...
Entre 1810 e 1828, aconteceram muitas revoltas. Uma das mais importantes aconteceu no México, e de lá se espalhou pelo resto da América Central. Na América do Sul surgiram dois homens muito importantes: SAN MARTÍN (1778-1850) e SIMÓN BOLÍVAR (1783-1830). Bolívar acreditava que depois da independência, todas as colônias da América deveriam se unificar. Mas isso não aconteceu, principalmente porque as elites locais preferiram garantir seus poderes nas regiões onde já atuavam.
Outro acontecimento interessante desse período foi a independência do Haiti, que era uma colônia francesa. O movimento teve início em 1791 liderado pelos escravos. Em 1825 o país conseguiu sua independência, mas a economia estava arrasada e a produção destruída.
Entre os governos europeus, praticamente nenhum colaborou com os movimentos pela independência da América Espanhola e do Haiti. Apenas o governo da Inglaterra deu uma forcinha: que boazinha, né!
Na verdade, a Inglaterra, que já tinha perdido os Estados Unidos, estava precisando de gente pra comprar seus produtos, por isso queria ajudar a América: para poder vender pra eles sem que a Espanha ficasse interferindo.
Em 1823 até o presidente dos Estados Unidos JAMES MONROE (1758-1831) anunciou a disposição dos Estados Unidos em impedir que qualquer país europeu estabelecesse colônias na América. Sua frase ficou conhecida no mundo todo: “A América para os americanos”, mas porque ele tinha tanto interesse em proteger a América? Porque assim como a Inglaterra, queriam fazer comércio e precisavam vender seus produtos.
Na próxima aula veremos que a Inglaterra estava querendo vender seus produtos porque estava conseguindo produzir em grande quantidade.Mas como será que ela estava fazendo isso??? Aguardem...